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dc.contributor.advisorPereira Junior, Álvaro Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorNorberto, Alexandre Pereira-
dc.date.accessioned2016-06-08T18:07:58Z-
dc.date.available2016-06-08T18:07:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNORBERTO, Alexandre Pereira. Estudo de padrões de execuções musicais em programações de estações de rádio. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6527-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractPor ser um meio de comunicação em massa, o rádio apresenta grande importância comercial e política, tal como a televisão, porém com características diferentes. O rádio investe em um estilo de programação com forte componente musical, reforçando uma parceria rentável com a indústria fonográfica. Por outro lado, a indústria fonográfica, juntamente com os artistas do ramo musical e estudiosos da área da comunicação, têm interesse em saber como os produtos (músicas) estão sendo veiculados e consumidos pelas pessoas através dos meios de comunicação, além de como esses veículos interagem para a divulgação desses produtos e de seus conteúdos. Ao se fazer análises na programação de uma rádio, pode-se extrair informações muito interessantes, como por exemplo, se existe um estilo musical predominante e qual seria o padrão de execuções musicais em sua programação. Existe também a hipótese de que os locutores de rádio podem observar acontecimentos externos, como a repercursão de determinados artistas em outras mídias, como aparições em programas de televisão (TV), o que pode impactar na quantidade de execuções de músicas daqueles artistas e na maneira que os locutores definem suas programações musicais nas rádios. Nesse sentido, este trabalho investiga a seguinte hipótese: “A presença de artistas em programas de TV de grande audiência impacta positivamente no número de execuções desses artistas em rádios?”. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia de análise da possível influência da mídia televisiva sobre a forma com que as programações das rádios são definidas. Embora alguns artistas da música com quem conversamos acreditam que a hipótese seja verdadeira, nossa investigação mostra que estatísticamente a hipótese não pode ser confirmada, sendo então rejeitada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectMineração de dados - computaçãopt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.titleEstudo de padrões de execuções musicais em programações de estações de rádio.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/03/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Bruna Sávio Nascimento ept_BR
dc.contributor.refereeSilva, Ivair Ramospt_BR
dc.contributor.refereeAlzamora, Geane Carvalhopt_BR
dc.contributor.refereeSantos, Rodrygo Luis Teodoropt_BR
dc.contributor.refereeMerschmann, Luiz Henrique de Campospt_BR
dc.description.abstractenBeing a means of mass communication, radio has great commercial and political importance, such as television, but with different characteristics. Radio invests in a programming style with strong musical component, reinforcing a profitable partnership with the music industry. On the other hand, the music industry, along with the artists of the music business and scholars of the field of communication, is interested in how the products (songs) are being served and consumed by people through the media, and how these vehicles interact to the disclosure of these products and their contents. When doing analysis in radio programming, it is possible to find very interesting information, such as if there is a predominant musical style and what is the standard of musical performances on their programming. There is also the possibility that the broadcasters can observe external events such as the repercussion of certain artists in other media such as participations on television programs (TV), which can impact on the amount of executions of those artists and the way that broadcasters define their musical programs on the radio. In this sense, this work investigates the following hypothesis: “Does the presence of music artists in TV programs with high audience impact positively on the number of executions of these artists on radio?”. In order to investigate this hypothesis, it has been developed a methodology for analyzing the possible influence of television media on the way the programming of radios are set. Although some music artists we have chatted claim the hypothesis might be true, our investigation shows that statistically the hypothesis cannot be confirmed, being then rejected.-
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

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