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Título: Glauber Rocha : a eztetyka da fome e suas contradições internas.
Autor(es): Souza, George Abner de Figueiredo
Orientador(es): Guimarães, Bruno Almeida
Palavras-chave: Fome
Pós- colonialismo e arte
Sincretismo - religião
Data do documento: 2015
Membros da banca: Lopes, Rogério Antônio
Poupin, André Menardi
Referência: SOUZA, George Abner de Figueiredo. Glauber Rocha: a eztetyka da fome e suas contradições internas. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação crítica sobre a obra de Glauber Rocha (1939/1981). Na busca para desenvolver o que ele denominou de A Eztetyka da fome, Glauber discute através do seu cinema alguns elementos centrais como fome, violência e povo; introduz no seu discurso político uma linguagem onde aparecem expressões como homem civilizado/cultura civilizada em oposição ao terceiro mundo, subdesenvolvimento e miserabilismo e; trabalha o sincretismo religioso dentro de sua estética, sincretismo este resultante das relações ocorridas entre o catolicismo, a cultura negra e a do sertanejo, que o cineasta definia como religiosidade popular e que poderia servir como instrumento de potencialização da revolução . Sendo a obra do cineasta bastante extensa, tomo como referência para a elaboração da dissertação, o período que vai desde o seu primeiro filme de longa metragem Barravento (1962), passando pelo seu livro Revisão Crítica do Cinema Brasileiro (1963), o filme Deus e o diabo na terra do sol (1964), e o manifesto A eztetyka da Fome (1965), tema básico dentro da dissertação. Depois abordo também de forma rápida os filmes Terra em Transe (1967), O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), e o seu novo manifesto A Estética do Sonho (1971), usando esse período como indicação de que Glauber iniciava uma autocrítica em relação à sua estética anterior e saía em busca de outros caminhos.
Resumo em outra língua: Este trabajo tiene por objetivo realizar un abordaje crítico en relación al contenido de la obra del cineasta brasileño Glauber Rocha (1939/1981). En su busca por desarrollar lo que él denominó La Eztetyka del Hambre, Glauber discute a través de su cine algunos temas centrales como el hambre, la violencia y el pueblo; introduce en su discurso político un lenguaje donde surgen expresiones como hombre civilizado/cultura civilizada en oposición a las categorías de tercer mundo, subdesarrollo y miserabilismo y trabaja el sincretismo religioso dentro de su estética, entendido como resultante de las relaciones ocurridas entre el catolicismo, la cultura negra y la cultura del Sertanejo, que el cineasta definía como religiosidad popular y que podría servir como instrumento de potenciación de la revolución . Siendo la obra del cineasta bastante extensa, tomo como referencia principal el período que va desde su primer largo metraje Barravento (1962), pasando por su libro Revisión Crítica del Cine Brasileño (1963), su película Dios y el diablo en la tierra del sol (1964), y su primer manifiesto La Eztetyka del Hambre (1965), el cual constituye el tema básico de la presente disertación. Abordo también de forma rápida las películas Tierra en Transe (1967), El Dragón de la Maldad Contra el Santo Guerrero (1969), y su nuevo manifiesto La Estética del Sueño (1971) viendo cómo en ese período Glauber iniciaba una autocrítica a su estética anterior y salía en busca de otros caminos.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6499
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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