Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6483
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.authorSouza, Mariana Cristina Moreira-
dc.date.accessioned2016-05-13T18:24:32Z-
dc.date.available2016-05-13T18:24:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSouza, Mariana Cristina Moreira. O livro didático como instrumento para o desenvolvimento de uma atividade investigativa de ciências. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6483-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como principais objetivos verificar a aprendizagem de um grupo de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Ouro Preto (MG), a partir da utilização do Livro Didático de Ciências (LDC) adotado nessa escola e de uma sequência didática investigativa mediada por uma docente e pela pesquisadora. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se na análise documental de uma coleção de LDC vigentes pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014 fundamentada nas ferramentas de análise propostas por Mehan (1979) e por Mortimer e Scott (2002), bem como nas propostas por Campos e Nigro (1999). A segunda etapa foi baseada na realização de uma entrevista com a professora de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental II. Essa entrevista abrangeu questões que concernem a influência que o livro didático exerce no ambiente escolar, assim como a concepção da docente sobre atividades investigativas. Já a terceira etapa da pesquisa fundamentou-se na aplicação de uma sequência didática de caráter investigativo sobre Fisiologia Vegetal. Finalizada a sequência didática, houve a transcrição das falas dos participantes deste trabalho e a análise dos episódios que depreenderam as quatro fases da atividade investigativa. Para a coleta de dados fornecidos na entrevista e na sequência didática, foram utilizados três instrumentos para o registro: uma câmera filmadora, um gravador de áudio e um caderno de campo para anotações das aulas acompanhadas. Finalmente, na tentativa de analisar os argumentos utilizados pelos alunos, tanto pela palavra escrita como falada, bem como pelos desenhos realizados, foi utilizada uma ferramenta de análise de argumentos denominada Pragma-dialética para se compreender como ocorre a construção de novos conhecimentos e para resolver as diferenças de opinião em uma dimensão social, ou seja, na sala de aula. Após análise dos livros didáticos, verificou-se a ausência de atividades de caráter investigativo. No entanto, foram utilizados para o fornecimento de textos para a introdução desse tipo de atividade em sala de aula. Para mais, observou-se que apesar das dificuldades enfrentadas pelo professorado, é possível a aplicação de atividades de âmbito investigativo, principalmente quando se deseja complementar as atividades oferecidas por essas obras didáticas. Constatou-se que houve aprendizagem efetiva por parte dos estudantes após a aplicação de uma sequência didática “Germinação e desenvolvimento vegetal: o caso dos feijões”, a qual gerou o produto deste trabalho, uma cartilha que aborda conteúdos sobre Fisiologia Vegetal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectSistema de ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectArgumento - linguísticapt_BR
dc.titleO livro didático como instrumento para o desenvolvimento de uma atividade investigativa de ciências.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/04/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeZama, Uyrá dos Santospt_BR
dc.contributor.refereeCoutinho, Francisco Ângelopt_BR
dc.description.abstractenThis research has as main objectives to verify the learning of a group of elementary school students II of a public school Ouro Preto (MG), from the use of the Didactic Science Book (LDC) adopted this school and a teaching sequence investigative mediated by a teacher and researcher. The first stage of the research consisted of the documentary analysis of a collection of existing LDC by the National Plan Textbook (PNLD) in 2014 based on analysis tools proposed by Mehan (1979) and by Mortimer and Scott (2002) and in proposed by Fields and Nigro (1999). The second stage was based on the realization of an interview with the Science of the final years of elementary school II. This interview covered issues regarding the influence that the textbook exercises in the school environment, as well as the design of the teaching on investigative activities. The third stage of the research was based on the application of a didactic sequence of investigative character of Plant Physiology. Completed the didactic sequence, there was a transcript of the speech of the participants of this study and the analysis of the episodes that involving the four phases of investigative activity. To collect data provided in the interview and in the teaching sequence, three instruments were used for the record: a camcorder camera, an audio recorder and a field notebook for notes accompanied the classes. Finally, in order to analyze the arguments used by the students, both the written word and spoken, and drawings made an argument analysis tool called Pragma-dialectics to understand how is the construction of new knowledge and to solve was used differences of opinion in a social dimension, i.e., in the classroom. After analyzing the textbooks, it was the absence of an investigative nature activities. However, were used for the provision of texts to the introduction of this type of activity in the classroom. Moreover, it was observed that despite the difficulties faced by teachers, the application of investigative scope of activities is possible, especially when you want to supplement the activities offered by these textbooks. It was found that there was effective learning by students after the application of a didactic sequence "germination and plant development: the case of beans," which generated the product of this work, a booklet that addresses content on Plant Physiology.-
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LivroDidáticoInstrumento.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_LivroDidáticoInstrumento.pdf389,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.