Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6465
Título: Teores de corte : uma análise da influência no resultado econômico de um empreendimento mineiro.
Autor(es): Assis, Alexandre Henrique de
Orientador(es): Lima, Hernani Mota de
Palavras-chave: Lavra de minas
Economia mineral
Data do documento: 2016
Membros da banca: Pinto, Cláudio Lúcio Lopes
Cabral, Ivo Eyer
Referência: ASSIS, Alexandre Henrique de. Teores de corte: uma análise da influência no resultado econômico de um empreendimento mineiro. 2016. 57 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A avaliação dos teores de corte econômicos é capaz de otimizar o valor do empreendimento mineiro a partir da avaliação econômica de cada bloco. A avaliação econômica é capaz de definir a destinação de cada bloco, se este será direcionado para a planta de beneficiamento, para as pilhas de estéril ou ainda para as pilhas de estoque intermediárias. A determinação dos teores de corte não é constante no tempo e são influenciados por parâmetros técnicos como recuperações de mina e usinas, escalas de produção, diluições e parâmetros econômicos como preço de venda dos produtos, custos de lavra, de beneficiamento, de venda, de logística, etc.. Além destes fatores, é importante avaliar a distribuição dos teores e o conhecimento adquirido a respeito do depósito mineral ao longo do tempo da operação de lavra. A mineração tem no mercado o grande fator de variação nos parâmetros econômicos que alteram drasticamente o valor do teor de corte durante a vida da mina. É importante uma avaliação de todos os parâmetros técnicos e econômicos, a definição de minério e a determinação dos teores de corte para se maximizar o valor do empreendimento mineiro.
Resumo em outra língua: The evaluation of the economic cut-off grades is able to optimize the value of the mining project from the economic evaluation of each block. The economic evaluation is able to set the destination of each block, if it is directed to the processing plant, waste dumps or stockpiles. Cut-offs grades are not constant over time and are influenced by technical parameters like mine recoveries, plant recoveries, production ratio, dilutions and economic parameters such as the selling prices, mining costs, processing costs, selling costs, logistics, etc . In addition to these factors, it is important to evaluate the distribution of grades and the knowledge gained about the mineral deposit as the mining proceeds. Market is the major factor for the drastically variation on values of cut-off grade during the life of the mine. It is important to an evaluation of all the technical and economic parameters, the definition of ore and the determination of cut-offs to maximize the value of the mining company.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6465
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TeoresCorteAnálise.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons