Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6361
Título: Calorias dos alimentos : uma abordagem temática e lúdica para o ensino de termoquímica.
Autor(es): Gonçalves, Cleidilene Alves de Araújo
Orientador(es): Travain, Silmar Antonio
Palavras-chave: Termoquímica - ensino
Alimentos - composição
Vygotskii, L. S. - Lev Semenovich
Data do documento: 2016
Membros da banca: Schneider, Sandra Giacomin
dos Santos, Cláudio Gouvêa
Referência: GONÇALVES, Cleidilene Alves de Araújo. Calorias dos alimentos: uma abordagem temática e lúdica para o ensino de termoquímica. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: O principal objetivo desse trabalho foi relacionar alguns conceitos estudados em termoquímica como energia, calor, temperatura e caloria com o valor energético dos alimentos. A partir dos alimentos o ser humano encontra nutrientes como fonte de energia para a realização das diversas funções orgânicas. A energia de uma forma geral é de fundamental importância para a evolução tecnológica de um país, que busca incessantemente condições de fornecê-la para o desenvolvimento social da população. Nesta pesquisa o tipo de energia analisada vem dos alimentos, sendo de igual modo importante, pois cada dia mais as pessoas têm se preocupado com a saúde e a obesidade. Para melhor entendimento desse conteúdo e aproximação ao cotidiano dos estudantes, foi desenvolvida uma sequência didática associando aula dialógica expositiva, atividade experimental e atividade lúdica. A aplicação da aula dialógica expositiva possibilitou a participação ativa dos estudantes. A partir dessa troca de informações, foi desenvolvida uma atividade experimental com o uso de um calorímetro alternativo, para compreensão das trocas de calor na queima do alimento. Foi realizada uma atividade lúdica com a participação do professor e dos estudantes, permitindo a interação e a colaboração entre os participantes mais capazes. Essa atividade foi realizada de forma cooperativa entre dois ou mais indivíduos, estratégia que proporciona a oportunidade para a imitação e aprendizagem de acordo com a zona proximal de Vygotsky, possibilitando o processo de construção do conhecimento. A partir do uso de atividades lúdicas foi observado o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Essa ação além de prazerosa e divertida teve um papel importante na assimilação dos conceitos de ciências investigados. _______________________________________________________________________________________
ABSTRACT: The major purpose of this work was relate some studied concepts at thermochemical such as energy, heat, temperature and calorie with the energy value of the foods. From the food, the human encounters nutrients as a source of energy for carrying out the various organic functions. The energy, in general, is of fundamental importance for the technological evolution of a country, which seeking constantly conditions to provide it for the social development of the population. In this research, the type of energy analyzed come from the food, it equally important, because every day more people are worried about your health and obesity. For better understanding of this content and approach to the daily life of the students, a didactic sequence was developed associating expository dialogic class, experimental activity and ludic activity. The application of expository dialogical class enabled the active participation of the students. From this exchange of information, an experimental activity with the use of an alternative calorimeter was developed for understanding the exchange of heat in the burning of the food. A ludic activity with the participation of teachers and students was held, allowing interaction and collaboration between the most able participants. This activity was carried out cooperatively between two or more individuals, a strategy that provides the opportunity for imitation and learning according to the proximal zone of Vygotsky, enabling the knowledge construction process. From the use of ludic activities, cognitive development of students was observed. This action beyond pleasant and entertaining played an important role in the assimilation of the concepts of science investigated.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6361
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 26/02/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado (Dissertação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CaloriasAlimentosAbordagem.pdfDISSERTAÇÃO1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_CaloriasAlimentosAbordagem.pdfPRODUTO EDUCACIONAL930,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons