Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6158
Título: O fortalecimento do amálgama homem-natureza no coro ditirâmbico em "O Nascimento da Tragédia" de F. Nietzsche.
Autor(es): Zisels, Ísis Lopes d'Oliveira
Orientador(es): Pimenta Neto, Olímpio José
Palavras-chave: Dionisio - divindade grega
Homem
Helenismo
Música
Natureza
Data do documento: 2016
Referência: ZISELS, Ísis Lopes d'Oliveira. O fortalecimento do amálgama homem-natureza no coro ditirâmbico em "O Nascimento da Tragédia" de F. Nietzsche. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Este trabalho objetiva defender a perspectiva apresentada por Nietzsche em sua obra O Nascimento da tragédia no espírito da música (1872) acerca da importância do papel do coro satírico no processo de intensificação do vínculo existente entre o ser humano e a natureza. Com efeito, elucida o aspecto trágico da vontade no pensamento nietzschiano e demonstra de que maneira o autor transpõe a natureza para o interior do homem no ditirambo. Por fim, justifica a razão pela qual o coro não constitui um ser social apolíneo, mas uma manifestação do princípio dionisíaco, natural e não-cultural.
Resumo em outra língua: This present work defends Nietzsche’s perspective in his book The birth of tragedy (1872) about the importance of the satirical chorus in the process of connection between man and nature. This study indeed elucidates the tragic aspect of the will in Nietzsche's philosophy and explains how the author carries nature into the man according to his research on dithyrambic experience. Finally, it clarifies why the chorus is not an Apollonian social being, but a manifestation of the Dionysian impulse: natural, affirmative and beyond culture.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6158
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/01/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FortalecimentoAmalgamaHomem.pdf555,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.