Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6157
Título: Uma concepção arquitetônica de edifício residencial com estrutura e componentes construtivos fabricados a partir de aços planos.
Autor(es): Silva, Ascanio Merrighi de Figueiredo
Orientador(es): Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Palavras-chave: Construção metálica
Habitação coletiva - arquitetura
Data do documento: 2004
Referência: SILVA, Ascanio Merrighi de Figueiredo. Uma concepção arquitetônica de edifício residencial com estrutura e componentes construtivos fabricados a partir de aços planos. 2004. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.
Resumo: O estudo representado neste trabalho tem por objetivo desenvolver um anteprojeto arquitetônico de edifício residencial multifamiliar vertical com estrutura e componentes construtivos fabricados a partir de aços pla nos. O desenvolvimento do projeto foi precedido por estudos de casos de experiências recentes de construções no mercado brasileiro que lidaram com o mesmo tema valendo-se de sistemas estruturais em aço para materializá-los. O processo de configuração da base de dados que respaldou as decisões de projeto fez referência constante às verificações detectadas nos estudos de caso apresentados. A definição final desta base de dados de projeto ocorreu com o acréscimo de valores considerados como diferenciais para configuração de uma proposta original ao tema abordado. Os principais parâmetros técnicos para desenvolvimento do projeto foram a determinação de um sistema de modulação coordenado com princípios construtivos e estruturais e o desenvolvimento de uma planta flexível que atendesse tanto aos programas dos apartamentos geralmente produzidos para o mercado de unidades habitacionais econômicas quanto a possibilidades de evolução gradual do mesmo. Uma unidade com 2 quartos pode passar para três ou quatro quartos com aumento relativo da infra-estrutura de espaços de serviços (banheiros) e da área de convívio (estar e jantar) ao aumento d número médio de moradores previsto por cada programa. Aos desafios funcionais propostos no desenvolvimento do projeto somaram-se outros de ordem estética, como desenvolvimento de volumetria e composição de fachadas heterogêneas, e ambientais, como ventilações cruzadas permanentes em todas as unidades e dispositivos para coleta e armazenagem de água pluvial para finalidades onde sua qualidade não comprometa. A especificação de processos construtivos industrializados, com redução das perdas envolvidas na metodologia construtiva, e o desenvolvimento de solução com características de desempenho da construção evolutivas ou próximas aos valores explicitados nas análises iniciais de projeto foram também premissas para a definição da concepção arquitetônica desenvolvida. O resultado final atende satisfatoriamente a todos os desafios estabelecidos ou indicados ao longo do trabalho.
Resumo em outra língua: This works goal was to configure a multifamily, medium rise, residential building architectural design with structural members and building systems manufacture from flat steel supplies. It was developped to offer a low income residential market design solution gathering the advantages of building systems previously exposed on case studies and other arguments configured as a design guidelines data base. The housing project background was stablished by steel structure and building systems good practice construction requirements along with more specific architectural challenges such as volume arrangements, image related aspects associated with its construction technics and coordenation among different program items space requirements. Architectural program was defined to cover usual low income residential market demand and future plan evolution possibilities. The design task was suppose to respond as well to current environmental issues on its material specs and functionality aspects and achieved this concern by allowing cross ventilation on its plan solution, on proposing rain water storage systems for specifics uses and trought sustainability of its materials and processes.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6157
Licença: Open access
Aparece nas coleções:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ConcepçãoArquitetônicaEdifício.pdf11,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.