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dc.contributor.advisorNicolazzi, Fernando Felizardopt_BR
dc.contributor.authorDetoni, Piero Di Cristo Carvalho-
dc.date.accessioned2016-01-18T16:54:03Z-
dc.date.available2016-01-18T16:54:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDETONI, Piero Di Cristo Carvalho. A síntese como desafio historiográfico na Primeira República: pequenos estudos de caso. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6124-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo imprimir uma reflexão acerca de algumas nuances epistemológicas requeridas ao conhecimento histórico na passagem do século XIX para o XX no Brasil. Partimos da constatação que nesse período os espaços de trabalho delegados à história enfrentavam um duplo desafio, quer dizer, o aprimoramento, por um lado, dos princípios da erudição crítica documental e a necessidade, por outro, de prover a essa base de saber empírica um viés conceitual parelho ao depreendido pelas ciências sociais correntes. Dito de outro modo: era deprecado aos historiadores a passagem da análise para a generalização. Por meio da realização de estudos de caso, buscaremos, então, descrever o conteúdo do significado dessa demanda a qual se condensava através da operação de síntese.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectBrasil - historiografiapt_BR
dc.titleA síntese como desafio historiográfico na Primeira República : pequenos estudos de caso.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/01/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.description.abstractenThis dissertation aims to reflect on some epistemological nuances required by historical knowledge in the late Brazilian nineteenth to the twentieth century. We start from the observation that in this period the workspaces delegates to the history faced a double challenge, i.e., the improvement, on the one hand, of the principles of critical scholarship of historical sources and the need, on the other, to provide this empirical knowledge conceptual devices similar to the current social sciences. In other words: it was deprecated historians the passage to analysis from generalization. Through some case studies, we seek, then, describe the content of the meaning of this demand which is condensed through the operation of synthesis.-
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