Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5995
Título : Cálculo das recomendações de ingestão protéica : aplicação a pré-escolar, escolar e adulto utilizando alimentos brasileiros.
Otros títulos : Calculation for recommendations regarding protein intake : their application to children and adults taking Brazilian foods.
Autor : Marchini, Júlio Sérgio
Rodrigues, Margareth M. P.
Cunha, Selma Freire de Carvalho da
Fausto, Maria Arlene
Vannucchi, Helio
Oliveira, José Eduardo Dutra de
Palabras clave : Proteínas na dieta
Necessidades nutricionais
Arroz
Feijão
Fecha de publicación : 1994
Citación : MARCHINI, J. S. et al. Cálculo das recomendações de ingestão protéica: aplicação a pré-escolar, escolar e adulto utilizando alimentos brasileiros. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 28, p. 146-152, 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v28n2/09.pdf>. Acesso em: 21 out. 2015.
Resumen : As recomendações de ingestão protéica variam conforme o teor de proteína, da quantidade de aminoácidos essenciais oferecidas e da digestibilidade da dieta. Em geral as recomendações protéicas tomam por base um alimento considerado padrão como o ovo ou o leite. No entanto, a nível populacional, ingere-se misturas de alimentos em quantidades e qualidades diferentes, que variam de região para região. A título de ilustração foram calculadas as recomendações de ingestão protéica para uma mistura de alimentos habitualmente usados pela população brasileira e consumida por três grupos etários diferentes: o pré escolar, o escolar e o adulto. São apresentadas 10 combinações de alimentos, todas tendo como principal fonte protéica o arroz e/ou o feijão. Observa-se que a recomendação de ingestão protéica do pré escolar, pode variar entre 1, 15 a 1 ,77 g/kg por dia dependendo da mistura utilizada. Discute-se também a importância da quantidade de alimentos ingeridos e a presença de outros nutrientes. Sugere-se que ao se recomendar a ingestão protéica de uma determinada mistura de alimentos sejam considerados os seguintes fatores: teor total de nitrogênio, quantidade de aminoácidos essenciais, digestibilidade, peso total da mistura e a presença de outros nutrientes.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5995
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101994000200009
ISSN : 1518-8787
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Revista de Saúde Pública, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Saúde Pública <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8910&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Aparece en las colecciones: DEALI - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_CálculoRecomendaçõesIngestão.pdf542,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.