Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5995
Título: Cálculo das recomendações de ingestão protéica : aplicação a pré-escolar, escolar e adulto utilizando alimentos brasileiros.
Título(s) alternativo(s): Calculation for recommendations regarding protein intake : their application to children and adults taking Brazilian foods.
Autor(es): Marchini, Júlio Sérgio
Rodrigues, Margareth M. P.
Cunha, Selma Freire de Carvalho da
Fausto, Maria Arlene
Vannucchi, Helio
Oliveira, José Eduardo Dutra de
Palavras-chave: Proteínas na dieta
Necessidades nutricionais
Arroz
Feijão
Data do documento: 1994
Referência: MARCHINI, J. S. et al. Cálculo das recomendações de ingestão protéica : aplicação a pré-escolar, escolar e adulto utilizando alimentos brasileiros. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health, São Paulo, v. 28, p. 146-152, 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v28n2/09.pdf>. Acesso em: 21 out. 2015.
Resumo: As recomendações de ingestão protéica variam conforme o teor de proteína, da quantidade de aminoácidos essenciais oferecidas e da digestibilidade da dieta. Em geral as recomendações protéicas tomam por base um alimento considerado padrão como o ovo ou o leite. No entanto, a nível populacional, ingere-se misturas de alimentos em quantidades e qualidades diferentes, que variam de região para região. A título de ilustração foram calculadas as recomendações de ingestão protéica para uma mistura de alimentos habitualmente usados pela população brasileira e consumida por três grupos etários diferentes: o pré escolar, o escolar e o adulto. São apresentadas 10 combinações de alimentos, todas tendo como principal fonte protéica o arroz e/ou o feijão. Observa-se que a recomendação de ingestão protéica do pré escolar, pode variar entre 1, 15 a 1 ,77 g/kg por dia dependendo da mistura utilizada. Discute-se também a importância da quantidade de alimentos ingeridos e a presença de outros nutrientes. Sugere-se que ao se recomendar a ingestão protéica de uma determinada mistura de alimentos sejam considerados os seguintes fatores: teor total de nitrogênio, quantidade de aminoácidos essenciais, digestibilidade, peso total da mistura e a presença de outros nutrientes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5995
ISSN: 15188787
Licença: Todo o conteúdo do periódico Revista de Saúde Pública , exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8910&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 out. 2015.
Aparece nas coleções:DEALI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CálculoRecomendaçõesIngestão.pdf542,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.