Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5902
Título: Efeito da farinha da amêndoa de baru (Dipteryx Alata Vog.) na alteração do perfil lipídico e do estresse oxidativo induzido por dieta hipercolesterolêmica em ratas.
Autor(es): Reis, Larissa Lélis Teixeira
Orientador(es): Silva, Marcelo Eustáquio
Bonomo, Larissa de Freitas
Palavras-chave: Stress oxidativo
Hipercolesterolemia
Farinha de bauru
Data do documento: 2015
Referência: REIS, Larissa Lélis Teixeira. Efeito da farinha da amêndoa de baru (Dipteryx Alata Vog.) na alteração do perfil lipídico e do estresse oxidativo induzido por dieta hipercolesterolêmica em ratas. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015
Resumo: A hipercolesterolemia é considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose e doenças cardiovasculares. Estas patologias, por sua vez, encontram-se associadas ao acúmulo de espécies reativas de oxigênio e consequente estresse oxidativo. Além da defesa antioxidante encontrada no organismo, há os antioxidantes obtidos da dieta, que são indispensáveis para a defesa apropriada contra oxidação, tendo importante papel na manutenção da saúde. A amêndoa do Baru (Dipteryx Alata Vog.) possui alto valor nutricional, além de um elevado nível de compostos fenólicos, o que indica seu potencial antioxidante. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da farinha da amêndoa de Baru sobre o perfil lipídico e o estresse oxidativo em ratas alimentadas com uma dieta hipercolesterolêmica. A amêndoa do baru foi analisada quanto a sua composição centesimal, conteúdo de polifenois totais e a sua capacidade antioxidante in vitro. Foram utilizadas 40 ratas, Fisher, albinos, com 50 dias de idade e cerca de 100g, divididos em 4 grupos. Grupo controle (C) (dieta AIN-93M); controle baru (CB) (AIN-93M com 2% de farinha de amêndoa de baru); hipercolesterolêmico (H) (AIN-93M com 2% de colesterol e 25% de óleo de soja); hipercolesterolêmico baru (HB) (dieta hipercolesterolêmica com 2% de farinha de amêndoa de baru). Por 12 semanas os animais dispostos em gaiolas individuais receberam água e dieta ad libitum e acompanhou-se a ingestão alimentar e ganho de peso. Ao final deste período os animais foram eutanasiados e o sangue e os órgãos foram coletados e armazenados. Os dados foram submetidos à análise de variância bivariada (ANOVA two way) ou teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. As diferenças foram consideradas significativas quando o valor de P foi menor do que 0,05. A amêndoa de baru apresentou um conteúdo considerável de compostos fenólicos e uma atividade antioxidante elevada, comparada a outras castanhas. Como esperado, a dieta hipercolesterolêmica levou ao aumento nos níveis séricos do colesterol total e da fração não-HDL, concomitante a uma diminuição do colesterol HDL.O tratamento com a farinha da amêndoa de baru foi capaz de alterar o perfil lipídico pela atenuação dos níveis de colesterol sérico e de triacilglicerois hepático. Seu efeito também foi observado no aumento da excreção fecal assim como da excreção de lipídios totais. Os níveis de glutationa reduzida encontraram- se elevados nos animais que receberam a farinha, bem como a expressão relativa de mRNA de γ-GCS e atividade da enzima catalase, indicando o potencial antioxidante in vivo da amêndoa. Estes resultados mostram que a amêndoa de baru é um importante agente hipocolesterolêmico, além de atuar no metabolismo das defesas antioxidantes, sugerindo que a continuação do estudo da amêndoa é fundamental para a determinação de suas propriedades funcionais.
Descrição: Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5902
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/12/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPCBIOL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EfeitoFarinhaAmendoa.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.