Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5817
Título: O processo de estruturação de recursos no contexto de uma empresa de base tecnológica de origem acadêmica (EBTA).
Autor(es): Silva, Sérgio Evangelista
Reis, Luciana Paula
Palavras-chave: Desenvolvimento de recursos
Data do documento: 2015
Referência: SILVA, S. E.; REIS, L. P. O processo de estruturação de recursos no contexto de uma empresa de base tecnológica de origem acadêmica (EBTA). Revista de Administração e Inovação, v. 12, n.2, p. 153-179, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/100337>. Acesso em: 19 out. 2015.
Resumo: O sucesso de uma empresa é resultado da configuração de seus recursos e da forma com que ela os emprega de modo a produzir bens e serviços de modo eficiente, sendo estas duas dimensões denominadas estrutural e dinâmica respectivamente. Embora a literatura sobre estas duas dimensões no contexto de empresas convencionais seja vasta, este tema ainda é pouco explorado no contexto do surgimento das Empresas de Base Tecnológica de Origem Acadêmica (EBTAs). Diante desta lacuna teórica, este artigo tem como propósito analisar o processo de estruturação de recursos em uma EBTA, nas diferentes fases de desenvolvimento do negócio. Como estratégia metodológica, foi utilizado o estudo de caso em uma empresa bem sucedida, atuante no ramo de biotecnologia, em que a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais, o que possibilitou obter e analisar os dados concernentes ao tema, sob a ótica da Visão Baseadas nos Recursos (VBR). Para o caso estudado verificou-se que o sucesso foi resultado principalmente da reunião de conhecimentos complementares, nas áreas técnica, gerencial e mercadológica, do capital social dos fundadores, e do estabelecimento de procedimentos sistemáticos de monitoramento do ambiente. A principal contribuição deste estudo está em reconhecer elementos fundamentais para o processo de desenvolvimento dessa empresa.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5817
ISSN: 1809-2039
Licença: A Revista de Administração e Inovação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/318>. Acesso em: 23 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEENP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProcessoEstruturaçãoRecursos.pdf647,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.