Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5597
Title: A respeito dos pressupostos éticos e estéticos do teatro de rua.
Authors: Gomes, Ricardo Carlos
Keywords: Arquitetura teatral
Teatro de rua
Teatro e sociedade
Theatrical architecture
Street theatre
Issue Date: 2012
Citation: GOMES, R. C. A respeito dos pressupostos éticos e estéticos do teatro de rua. Artefilosofia, n. 12, 2012. Disponível em:<https://www.sciencedirect.com/journal/rai-revista-de-administracao-e-inovacao>. Acesso em: 08 maio 2015.
Abstract: O artigo questiona a definição de teatro de rua, constatando que apenas em alguns períodos históricos e em algumas regiões existiram construções concebidas para espetáculos teatrais. Segue um breve histórico do teatro all’italiana, que surgiu no século XVI e constituiu-se como um modelo hegemônico cujos últimos estertores ainda se fazem sentir hoje. A partir desses pressupostos, conceitua-se o teatro de rua popular, um dos mitos de origem do teatro evocados pelos reformadores do teatro do início do século XX, e o Teatro de Rua, nascido nos anos 60 do século XX, que se opôs ao “teatro burguês” e reivindicou a rua como espaço teatral. Delineia-se a trajetória do Teatro de Rua, examinando a participação do Living Theatre no Maio de 68, o Odin Teatret, enquanto referência para o Teatro de Grupo do anos 70, e o Teatro para as Massas – tecnológico e ilusionístico – dos anos 90. Conclui-se que as peripécias do Teatro de Rua no século XX – de mito de origem do teatro a teatro para as massas – apontam para a urgência da reflexão sobre o papel do Teatro na Sociedade do Espetáculo neste início de milênio.
metadata.dc.description.abstracten: The essay debate definitions of Street Theatre, comparing with the Teatro all’italiana models from XVIth century up today. In the XXth century, Street Theatre has pretended to occupy public spaces as theatrical spaces, with a political and ethical campaign like for Living Theatre, beginning from Paris, 1968 or for Odin Teatret, in the 70. This excursus lead to the conclusion that Street Theatre experiences, from origins to contemporary art, deserve a very special reflection on the role of theatre in our new millennium.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5597
ISSN: 1809-8274
metadata.dc.rights.license: A Revista ARTEFILOSOFIA permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 29 maio 2015.
Appears in Collections:DEART - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RespeitoPressupostoÉticos.pdf179,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.