Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5596
Título: Contribuições ao processo de planejamento de negócio para geração de empresas de base tecnológica de origem acadêmica (EBTS de OA).
Título(s) alternativo(s): Contributions to business planning process for academic spinoff generation.
Autor(es): Reis, Luciana Paula
Cheng, Lin Chi
Ladeira, Marcelo Bronzo
Fernandes, June Marques
Palavras-chave: Processo de planejamento do negócio
Processo de planejamento tecnológico
Modelo de negócio
Data do documento: 2014
Referência: REIS, L. P. et al. Contribuições ao processo de planejamento de negócio para geração de empresas de base tecnológica de origem acadêmica (EBTS de OA). Revista de Administração e Inovação, v. 11, p. 7-32, 2014. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1809203916301954>. Acesso em: 20 maio 2015.
Resumo: O Processo de Planejamento do Negócio (PPNeg) pode ser considerado uma iniciativa na orientação e forma como deve ser gerenciada a transição de uma tecnologia para o produto e a configuração inicial de um negócio. Pode-se destacar esse aspecto como uma das condições para um alinhamento mais assertivo do posicionamento mercadológico de Empresas de Base Tecnológica de Origem Acadêmica (EBTs de OA). Nesse contexto, o artigo tem como objetivo descrever o PPNeg e as mediações existentes entre esse e o Processo de Planejamento Tecnológico (PPTec) de EBTs, particularmente daquelas de origem acadêmica. A pesquisa investigou 29 projetos de universidades mineiras, concentrando-se em organizações nascentes. A partir da utilização da estratégia de pesquisa-ação, métodos e técnicas de gestão de desenvolvimento de produtos e princípios da gestão de operações, os pesquisadores identificaram as decisões tomadas ao longo das fases do planejamento, procurando compreender as relações entre o planejamento de negócio e o planejamento tecnológico das respectivas EBTs. Como contribuição percebe-se o aporte de uma metodologia, representada em um pictograma, capaz de orientar pesquisadores e gestores na definição de seus modelos de negócio e estruturação inicial das estratégias de operações. Como limite ao seu alcance, destaca-se o fato do estudo não ter se aprofundado na identificação dos recursos envolvidos na consolidação dos modelos de negócios dessas organizações e por não explorar as restrições enfrentadas pelas equipes empreendedoras ao longo do processo de consolidação dos novos negócios dessas EBTs.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5596
DOI: https://doi.org/10.11606/rai.v11i4.100271
ISSN: 1809-2039
Licença: A Revista de Administração e Inovação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/318>. Acesso em: 20 mai. 2015.
Aparece nas coleções:DEENP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuiçãoProcessoPlanejamento.pdf858,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.