Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5589
Título: Avaliação das características de qualidade de néctares de goiaba light de diferentes marcas comercializadas em Lavras/MG.
Título(s) alternativo(s): Evaluation of quality characteristics of guava nectars light of different brands marketed in Lavras / MG.
Autor(es): Rocha, Larissa de Oliveira Ferreira
Pimenta, Carlos José
Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta
Palavras-chave: Goiaba
Avaliação físico-química e sensorial
Data do documento: 2013
Referência: ROCHA, L de O. F.; PIMENTA, C. J.; PEREIRA, P. A. P. Avaliação das características de qualidade de néctares de goiaba light de diferentes marcas comercializadas em Lavras/MG. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, v. 7, p. 911-921, 2013. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1000>. Acesso em: 22 mai. 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar as características de qualidade de cinco marcas de néctar de goiaba “light” comercializados na cidade de Lavras/MG. As determinações de pH, acidez, sólidos solúveis (ºBrix), açúcares totais e cor foram realizadas conforme metodologia proposta. Avaliou-se a aceitação sensorial das amostras e a intenção de compra mediante equipe com 65 julgadores, utilizando escala hedônica estruturada. Os resultados das análises e do teste de aceitação foram avaliados por análise estatística univariada (ANOVA) e teste de médias (Tukey, p≤0,05). Com base nas informações dos consumidores e nos resultados do teste afetivo, foram construídos histogramas. A análise multivariada qualitativa (análise de componentes principais) também foi empregada com o objetivo de compreender melhor a diferenciação das amostras analisadas. Em todos os atributos avaliados as amostras de néctar foram consideradas significativamente (p≤0,05) diferentes. Observou-se que a marca B mostrou-se estatisticamente diferente das demais marcas, apresentando maior teor de sólidos solúveis, açúcares e acidez e menor valor de pH. A amostra C apresentou alto valor de a*, indicando possuir cor vermelha mais intensa. Em relação a avaliação sensorial, observou-se que os consumidores apresentaram uma maior aceitação pela marca B quando o sabor foi avaliado, e maior aceitação pela amostra C quando a cor foi avaliada. A análise de componentes principais confirmou esses resultados e permitiu concluir que houve uma maior tendência de aceitação por um néctar de goiaba “light” de cor avermelhada e de sabor adocicado e ácido, o que pode ser um parâmetro a ser seguido pelos fabricantes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5589
DOI: http://dx.doi.org/10.3895/S1981-36862013000100004
ISSN: 1981-3686
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 19 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEALI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliaçãoCaracterísticasQualidade.pdf403,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.