Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5573
Título: Credibilidade, informação e acontecimento no Whiplash.net : produção e consumo de fãs no retorno do “Black Sabbath”.
Autor(es): Tavares, Frederico de Mello Brandão
Silva, Rayana Sara Almeida da
Palavras-chave: Whiplash.net
Jornalismo participativo
Credibilidade
Acontecimento
Informação
Data do documento: 2014
Referência: TAVARES, F. de M. B.; SILVA, R. S. A. da. Credibilidade, informação e acontecimento no Whiplash.net: produção e consumo de fãs no retorno do “Black Sabbath”. Mediação, Belo Horizonte, v. 16, p. 30-46, 2014. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/2433>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Resumo: O portal de notícias Whiplash.net, especializado nos estilos musicais rock e heavy metal, possui conteúdo colaborativo elaborado, essencialmente, pelos próprios leitores. Opera-se no site, por usuários que são fãs, uma espécie de circuito informativo que, de alguma forma, coloca em cena questões jornalísticas e comunicativas, tangenciando um ethos profissional e práticas sociais que envolvem o mundo das celebridades, do culto ao artista e da cena musical. Neste artigo, baseando-se em 399 textos publicados entre 2011 e 2014 sobre o retorno da banda britânica Black Sabbath depois de trinta anos de separação, foram analisadas as matérias colaborativas realizadas e sua circulação, observando os fluxos de postagens e comentários no site. Partindo do acontecimento em questão e de sua dimensão hermenêutica, problematizou-se – do ponto de vista da produção e do consumo de conteúdos informativos na contemporaneidade e das chamadas “mudanças estruturais no jornalismo” – esse tipo de jornalismo, seu caráter, sua natureza e sua credibilidade.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5573
ISSN: 2179-9571
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Mediação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Mediação <http://www.fumec.br/revistas/mediacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CredibilidadeInformaçãoAcontecimento.pdf585,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.