Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5372
Título: A utilização de releases na cobertura jornalística de uma eleição municipal : a circulação do discurso entre o político e o midiático.
Autor(es): Queiroz, Marcos Vieira de
Vieira, Ubiratan Garcia
Palavras-chave: Eleições municipais
Cobertura jornalística
Assessorias de campanha
Local elections
Press coverage
Data do documento: 2014
Referência: QUEIROZ, M. V. de; VIEIRA, U. G. A utilização de releases na cobertura jornalística de uma eleição municipal: a circulação do discurso entre o político e o midiático. Vozes e Diálogo, v. 13, p. 18-32, 2014. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/vd/article/view/5381>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Resumo: Apresentamos uma análise do uso de releases de campanha na cobertura jornalística da eleição municipal de 2012 em Mariana, Minas Gerais. Considerando os vínculos teórico-metodológicos entre a nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca e a sociologia da linguagem de Volochinov, abordamos a circulação do discurso entre as assessorias de imprensa dos candidatos e os jornais. Para abordar o contexto social recorremos à observação-participante e à sociologia interacionista de Becker. A análise do uso de dois realeases de campanha numa mesma edição de um dos jornais permite mostrar a complexidade da circulação do discurso, quando contrastada a materialidade textual ao contexto social de sua produção.
Resumo em outra língua: We present an analysis of the use of campaign releases in the Mariana (MG) election of 2012 news coverage. Considering the theoretical and methodological links between Perelman and Olbrechts-Tyteca new rhetoric and Voloshinov sociology of language we approach the circulation of discourse between the press offices of the candidates and newspapers. To address the social context we used participant observation and Becker interactionist sociology. The analysis of the use of two realeases campaign in the same edition of a newspaper allows to demonstrate the complex movement of the speech, when contrasted to textual materiality to the social context of its production.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5372
DOI: http://dx.doi.org/10.14210/v&d.v13n01.p%25p
ISSN: 2237-4531
Licença: Os trabalhos publicados na revista Vozes e Diálogo estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Vozes e Diálogo <http://www6.univali.br/seer/index.php/vd/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DECSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UtilizaçãoReleasesCorbetura.pdf917,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.