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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5367
Título: | Retrato invulgar do cotidiano e subversão de gêneros no cinema de Anna Muylaert. |
Título(s) alternativo(s): | Unusual portrait of urban daily life and film genres subversion: Anna Muylaert’s movies. |
Autor(es): | Coração, Cláudio Rodrigues Soares, Rosana de Lima |
Palavras-chave: | Cinema brasileiro Gêneros cinematográficos Cotidiano urbano Brazilian cinema |
Data do documento: | 2014 |
Referência: | CORAÇÃO, C. R.; SOARES, R. de L. Retrato invulgar do cotidiano e subversão de gêneros no cinema de Anna Muylaert. Novos Olhares, v. 3, p. 113-124, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/90208>. Acesso em: 24 mar. 2015. |
Resumo: | Ao analisar os longas-metragens Durval discos (2002) e É proibido fumar (2009), de Anna Muylaert, este artigo busca compreender de que modo os dois filmes dinamizam o urbano e sua representação em uma linguagem de forte alcance subversivo, na medida em que a experiência fílmica desconstrói as noções preestabelecidas de composição cênica. Neles, a narrativa se vislumbra na intervenção de um “retrato” do comum, contudo, inserida em denúncia, característica quase intrínseca na produção do cinema brasileiro nas últimas décadas. Ao fazê-lo, os filmes instituem-se como exemplos de narratividade contemporânea do cotidiano, cujo apelo estético de espontaneidade referenda certo experimentalismo por meio da tensão rítmica de uma montagem calcada na fugacidade, além da ligação com o ritmo próximo à comédia – como gênero demarcado – e aos percalços dos erros e acertos da vida diária. |
Resumo em outra língua: | Analyzing two movies by director Anna Muylaert (Durval discos, 2002 and É proibido fumar, 2009), the present article recovers how they are able to recreate a dynamic urban environment represented trough a high subversion range language. The filmic experience deconstructs preconceived notions intended for the mise-en-scène. In both of them, the narrative is grasped by the rise of a somehow “regular” picture, which is nevertheless deeply attached to the social complaints inherent to the Brazilian cinema production of the last decades. The analyzed productions are examples of contemporary narratives of daily life, whose aesthetic appeal to spontaneity endorses a certain level of experimentation. It is found on the tension of a fleeting film edition, on the response to the rhythm of the recognizable genre of comedy, as well as on the flow of hits and misses of everyday life. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5367 |
DOI: | https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90208 |
ISSN: | 2238-7714 |
Licença: | Os trabalhos publicados na revista Novos Olhares estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Novos Olhares <http://www.revistas.usp.br/novosolhares/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 jan. 2017. |
Aparece nas coleções: | DEJOR - Artigos publicados em periódicos |
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