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Título: Experienciação, cognição e representações da memória : uma análise discursiva do patrimônio imaterial da Região dos Inconfidentes.
Autor(es): Mendes, Paulo Henrique Aguiar
Mendes, Simone de Paula Santos
Palavras-chave: Patrimônio imaterial
Experienciação dialogada
Representações da memória
Data do documento: 2013
Referência: MENDES, P. H. A.; MENDES, S. P. S. Experienciação, cognição e representações da memória: uma análise discursiva do patrimônio imaterial da Região dos Inconfidentes. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, p. 259-284, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5100/4556>. Acesso em: 14 maio 2015.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as primeiras reflexões acerca da pesquisa que estamos desenvolvendo sobre o patrimônio imaterial da Região dos Inconfidentes, a partir de um conjunto de entrevistas com moradores de Passagem de Mariana, MG, coletadas ao longo de 2012. Num primeiro momento, fizemos uma apresentação da metodologia utilizada na coleta das entrevistas, para, em seguida, construirmos uma abordagem conceitual das relações entre memória, cognição e discurso, fundamentada em categorias oriundas de diferentes quadros teóricos, a exemplo de noções como “experienciação discursiva” (AUCHLIN, 2008), “performance e vocalidade” (ZUMTHOR, 1987), “memória cognitivo-discursiva” (PAVEAU, 2007), “espaço semiótico” (BRANDT, 2004), entre outras. Para efeito de ilustração dessa abordagem, analisamos um pequeno excerto de uma das entrevistas realizadas, com vistas a exemplificar o desenvolvimento de um dos tópicos-guias que nortearam a realização da pesquisa.
Resumo em outra língua: This article aims at presenting the first thoughts of a research we are carrying out on the Immaterial Heritage of the Inconfidentes Region, on the basis of various interviews with inhabitants of Passagem de Mariana (Minas Gerais – Brazil), collected in 2012. At first, we presented the methodology used for collecting the interviews, then we built up a conceptual approach to the relationship between memory, cognition and discourse, based on categories derived from different theoretical frames, such as the notions of “discursive experienciation” (AUCHLIN, 2008), “performance and vocality” (ZUMTHOR, 1987), “cognitive-discursive memory” (PAVEAU, 2007), “semiotic space” (BRANDT, 2004), amongst others. To illustrate this approach, we analyzed a small excerpt of one of the interviews carried out in order to exemplify one of the guiding topics employed in the research.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5327
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.21.1.259-284
ISSN: 2237-2083
Licença: Os trabalhos publicados na Revista de Estudos da Linguagem estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista de Estudos da Linguagem <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/index>. Acesso em: 24 jan. 2017.
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