Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5312
Título: Entre a realidade jornalística e a realidade social : o jornalismo como forma de acesso ao cotidiano.
Autor(es): Tavares, Frederico de Mello Brandão
Palavras-chave: Realidade social
Realidade jornalística
Cotidiano
Linguagem
Mediação
Data do documento: 2012
Referência: TAVARES, F. de M. B. Entre a realidade jornalística e a realidade social: o jornalismo como forma de acesso ao cotidiano. E-Compós, Brasília, v. 15, n. 1, p. 1-16, 2012. Disponível em: <http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/740>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Resumo: Este ensaio pretende pensar a relação entre o jornalismo e o cotidiano, partindo de um ponto de vista teórico orientado pela noção de realidade. Tomase este conceito como eixo norteador, apontando-se para seus principais fundamentos no âmbito de perspectivas sociológicas e filosóficas, manifestadas aqui pelo olhar reflexivo do campo da chamada Teoria do Jornalismo. Nesse movimento, busca-se discutir a ideia de uma “realidade jornalística” e sua importância para o pensamento acerca dos produtos e práticas informativas, bem como da leitura que estes fazem da ambiência social. No percurso do texto, chama-se atenção para o papel da linguagem e para como lógicas da “realidade social” se entrecruzam às lógicas da “realidade jornalística”, constituindo e fazendo parte, de maneira indissociável, de uma mediação da vida cotidiana.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5312
DOI: https://doi.org/10.30962/ec.740
ISSN: 1808-2599
Licença: Os trabalhos publicados no periódico E-Compós estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: E-Compós <http://www.e-compos.org.br/e-compos/about/submissions>. Acesso em: 18 jul. 2019.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RealidadeJornalísticaRealidade.pdf225,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.