Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5307
Título: Hegemonia couraçada de coerção : contribuições gramscianas na análise da relação Estado-Sociedade Civil.
Autor(es): Barboza, Douglas Ribeiro
Lima, Jacqueline Aline Botelho
Palavras-chave: Estado
Sociedade civil
Gramsci
Data do documento: 2013
Referência: BARBOZA, D. R.; LIMA, J. A. B. Hegemonia couraçada de coerção: contribuições gramscianas na análise da relação Estado-Sociedade Civil. Sociedade em Debate, v. 19, p. 27-60, 2013. Disponível em: <http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/view/903>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Resumo: O artigo busca resgatar as contribuições do marxista italiano Antonio Gramsci nas análises sobre a relação Estado-sociedade civil. Destaca-se a crítica gramsciana à utopia liberal da existência de um Estado cujas funções se limitariam à tutela da ordem pública e do respeito às leis eas reflexões acerca de como o crescente protagonismo dos movimentos que despontavam das iniciativas populares favoreceram a expansão da sociedade civil e revolucionaram totalmente a concepção do Estado. Por fim, abordaremos a afirmação da relação de identidade-distinção entre sociedade civil e sociedade política e da necessidade da reabsorção da sociedade política na sociedade civil para a eliminação da divisão entre governantes e governados.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5307
ISSN: 2317-0204
Licença: Os trabalhos publicados na Sociedade em Debate sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Sociedade em Debate <http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DECSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HegemoniaCouraçadaCoerção.pdf356,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.