Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5304
Título: Hecho en México : a questão da identidade nacional na fotografia mexicana.
Autor(es): Santos, Ana Carolina Lima
Palavras-chave: Fotografia mexicana
Produção simbólica
Identidade nacional
Exotismo
Data do documento: 2014
Referência: SANTOS, A. C. L. Hecho en México : a questão da identidade nacional na fotografia mexicana. In Texto, v. 1, p. 162, 2014. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/44872>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Resumo: Este artigo analisa a construção da identidade nacional mexicana levada a cabo no campo da fotografia. A partir da pesquisa em arquivos fotográficos do país e da revisão bibliográfica, busca-se demonstrar que a mexicanidade evocada em muitas das imagens produzidas no país esteve marcada por um exotismo que surgiu da insistência em buscar no ‘outro’ a conformação de um caráter nacional. O México rural e indígena e o México miserável, ambos retratados desde uma perspectiva deslocada de fotógrafos que não pertenciam a esses mundos, serão tomados de exemplo para entender a produção simbólica empreendida nessa área.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5304
ISSN: 18078583
Licença: A revista Intexto utiliza a Licença Creative Commons Atributtion (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento da autoria. Fonte: Revista Intexto <http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 24 mar 2015.
Aparece nas coleções:DECSO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HechoMéxicoQuestão.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.