Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5300
Título: | Sobre essa tal de fotografia latinoamericana : uma análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica latina. |
Título(s) alternativo(s): | About such a Latin American photography : an analysis on the demarcation process of an alleged latin photographic essence. |
Autor(es): | Santos, Ana Carolina Lima |
Palavras-chave: | Fotografia documental Pedro Meyer Consejo Mexicano de Fotografía Latin American Colloquium of Photography Latin American photography |
Data do documento: | 2014 |
Referência: | SANTOS, A. C. L. Sobre essa tal de fotografia latinoamericana: uma análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica latina. Contracampo, v. 1, p. 153, 2014. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17523>. Acesso em: 24 mar. 2015. |
Resumo: | Este artigo examina o processo de delimitação de um tipo específico de fotodocumentário, aquele politicamente engajado com os problemas sociais da América Latina, como suposta essência da fotografia da região. Investigam-se, em particular, os antecedentes de um projeto de identidade estabelecido nas décadas de 1970 e 1980 e a influência que as atuações do Consejo Mexicano de Fotografía e do seu então presidente Pedro Meyer exerceu na conformação de tal projeto, em especial, durante as duas primeiras edições do Coloquio Latinoamericano de Fotografía, nas quais essa identidade para a fotografia local foi defendida. Ao final, arrolam-se duas consequências daí decorrentes: a visibilidade dada a uma rica produção fotográfica que passou a ser divulgada internacionalmente e o ocultamento de trabalhos realizados segundo outras propostas. |
Resumo em outra língua: | This paper examines the process of delimitation of an alleged essence of Latin American photography, identify with a specific type of political engaged documentary.Particularity, it’s investigated the history of an identity project established in the 1970s and 1980s and the role that Mexican Council of Photography and its former chairman, Pedro Meyer, played in this project during the two first editions of the Latin American Colloquium of Photography. Two main consequences are listed: the visibility given to a rich photographic production that became internationally disseminated and concealment of other proposals, alternatives to the canon. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5300 |
DOI: | https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i29.627 |
ISSN: | 1414-7483 |
Licença: | Os trabalhos publicados na Revista Contracampo estão sob licença Creative Commons que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista. Fonte Revista Contracampo <http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 23 jan. 2017. |
Aparece nas coleções: | DEJOR - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SobreTAlFotografia.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.