Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5251
Title: O ensino de física térmica na perspectiva da aprendizagem significativa : uma aplicação no ensino médio.
Authors: Machado, Marta de Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Maria Eugenia Silva
Keywords: Física - ensino médio
Calorimetria
Issue Date: 2015
Citation: MACHADO, Marta de Azevedo. O ensino de física térmica na perspectiva da aprendizagem significativa: uma aplicação no ensino médio. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Abstract: Este é o registro de uma pesquisa que investigou a possibilidade de ocorrência de aprendizagem, potencialmente significativa, no ensino da Física Térmica, no conteúdo de calorimetria. Utilizou-se de recursos didático-metodológicos que favorecessem ao aluno aprender de maneira significativa e crítica, tendo como foco o papel ativo do aluno. Adotou-se a abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e da pesquisa-ação como meios para a investigação. Autores como David Ausubel e Marco Antônio Moreira foram referências teóricas ao trabalho, sustentando as teorias que embasam a aprendizagem significativa e significativa crítica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual de Entre Rios de Minas, MG. Foram elaboradas atividades que buscaram estabelecer conceitos mínimos necessários para o estudo de calorimetria (“subsunçores”) e também atividades de estudo desse conteúdo, fazendo uso de recursos variados que tivessem relação substantiva com a vida prática do aluno. Verificou-se, a partir dos dados, a ocorrência de aprendizagem significativa e significativa crítica, justificadas pelos resultados apresentados, nos quais se observa ancoragem, clareza de significados e transferência. Como produto educacional disponibiliza-se uma sequência de atividades, para o ensino-aprendizagem de Calorimetria no Ensino Médio.
metadata.dc.description.abstracten: This is the register of a research which investigated the possibility of learning occurrence, potentially significant, in teaching thermal physics, on calorimetry contents. Resources didactic- methodological were used which favoured the stundent to learn in a significant and critical way, having as a focus the active role of the student. Adopted a qualitative approach, using participant observation and action research as resources for research. Authores such as David Ausubel and Marco Antônio Moreira were theoretical references to the work, maintaining the theories which embase the significant and critical-significant learning. The research was developed with second year students of net public state college from Entre Rios de Minas, MG. Activities were elaborated seeking to establish bare concepts necessary to the study of calorimetry (“subsunçores”) and also study activities of this contents, using varied resources which had substantive relation with practical studente’s life. It was verified, from the data, the occurrence of significant and critical-significant learning, justified by the results presented, on which one observes anchorage, clearness of meanings and transference.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5251
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/04/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_EnsinoFísicaTérmica.pdf4,83 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_EnsinoFísicaTérmica.pdf817,95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons