Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5128
Título: Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.
Título(s) alternativo(s): Science education and argumentation : discussions and current questions.
Autor(es): Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Justi, Rosária da Silva
Palavras-chave: Argumentação
Habilidades argumentativas
Explicação
Science learning and teaching
Argumentation
Data do documento: 2013
Referência: MENDONÇA, P. C. C. et al. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257>. Acesso em: 02 fev. 2015.
Resumo: Nos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação).
Resumo em outra língua: In the last ten years, several studies on argumentation in science education have been published. In this paper, we present a review of such a literature with two main aims. The first aim is to discuss argumentation (i) in a broader context, in which we use ideas of authors from other fields to characterise it; and (ii) in science, and involving its following role either in learning of scientific knowledge and about science or in the development of scientific skills. The second aim is the presentation of some debates and current questions about the research on argumentation in science education. More specifically, we emphasise the relationships between argumentation and modelling, and between argumentation and explanation. In this context, new research questions from our critical literature review concern both the assessment of the development of students’ argumentative skills and the explicit or implicit teaching of argumentation (in particular, the distinction between argumentation and explanation).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128
ISSN: 1984-2686
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoAPredizagemCiências.pdf805,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.