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dc.contributor.authorLeopoldo, Maria Lucia de Araújo-
dc.contributor.authorSantos, Sueli Maria dos Reis-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Alzira Diniz-
dc.contributor.authorEstigarribia, Marta Isabel Canese-
dc.date.accessioned2015-04-17T15:31:15Z-
dc.date.available2015-04-17T15:31:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLEOPOLDO, M. L. de A. et al. Adolescentes escolares e o consumo de álcool nos assentamentos urbanos Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Intercçoes, v. 9, p. 125-150, 2013. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/2855/2360>. Acesso em: 02 fev. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1646-2335-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5122-
dc.description.abstractInvestigou-se o consumo de álcool no contexto dos moradores de assentamentos urbanos, com a lente focando os adolescentes. Objetivou-se determinar neste grupo o padrão de consumo de álcool e fatores que contribuem para esse comportamento. Estudo transversal, descritivo, observacional, abordagem quantitativa realizada com inquérito domiciliar, em 2010 e 2011, em dois assentamentos em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Entre os adolescentes o padrão de consumo do álcool é alto; os dados apontam que no sexo masculino há maior consumo de álcool; quanto à cor/etnia, os adolescentes de cor negra foram os que apresentaram níveis maiores de abuso de álcool, seguidos dos pardos. Os adolescentes são de famílias de baixa renda, a maioria é criada sem os pais, o que lhes proporciona um ambiente familiar desestruturado, propiciando ainda mais o uso abusivo de álcool. Destaca-se a educação ambiental como uma forma abrangente de intervenção que vai além daquela que atinge apenas os fatores da dependência enquanto doença. A educação concentrada nos sujeitos, em sua relação com o meio ambiente, pode constituir ações preventivas de danos à saúde, repercutindo na qualidade de vida das pessoas. Pode-se afirmar que a integração saúde-escola, ao trabalhar as causas ambientais, está se direcionando ao desenvolvimento sustentável, em prol de uma melhor qualidade de vida, adequada a todas as espécies para preservar gerações futuras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectHealth carept_BR
dc.subjectAlcoholpt_BR
dc.titleAdolescentes escolares e o consumo de álcool nos assentamentos urbanos Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Interacções estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Interacções <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/about/submissions>. Acesso em: 27 jan. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenWe investigated alcohol consumption among the residents of urban settlements, with a focus on teenagers. The aim was to determine alcohol consumption within that age group and the factors that contribute to such behavior. The cross-sectional, descriptive, observational study with a quantitative approach was based on a household survey conducted in 2010 and 2011, in two settlements in Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil. Among adolescents the pattern of alcohol consumption is high and the data shows that consumption is higher among males. In regard to the factor color / ethnicity, black adolescents had the highest rates of alcohol abuse followed by brown teenagers. The teenagers are from low-income families and most have been raised without parents, so they live in an unstructured family environment exacerbating alcohol abuse. It is worth noting that environmental education is a comprehensive intervention that goes beyond embracing only those factors associated to addiction as a disease. Education focused on the subjects in relation to their environment can generate actions that prevent health damaging situations thereby positively affecting people’s quality of life. Furthermore, when integrated school-health work is directed at underlying environmental causes it is taking a step towards sustainable development; towards a better quality of life favorable to all species and to the preservation of future generations.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.2855-
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