Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4984
Título: Ensino de derivadas em cálculo I : aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra.
Autor(es): Martins Júnior, José Cirqueira
Orientador(es): Reis, Frederico da Silva
Palavras-chave: Visualização
Cálculo - estudo e ensino
Matemática - estudo e ensino
Tecnologias da informação
Data do documento: 2015
Referência: MARTINS JÚNIOR, José Cirqueira. Ensino de derivadas em cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir as contribuições da realização de atividades exploratórias para a aprendizagem de diversos conteúdos relacionados a derivadas de funções reais de uma variável real no ensino de Cálculo I, a partir da visualização proporcionada pelo software GeoGebra. O trabalho fundamentou-se teoricamente em estudos sobre a Educação Matemática no Ensino Superior, com foco no Ensino de Derivadas em Cálculo e na Visualização proporcionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM. A pesquisa de campo foi realizada com Professores de Matemática do Ensino Superior, a partir do desenvolvimento de atividades exploratórias de construção e interpretação de gráficos. Para a análise dos dados, foram utilizados os registros e o áudio do desenvolvimento das atividades pelos professores, além de um questionário de avaliação das atividades, aplicado aos professores. Os resultados obtidos apontam que a visualização proporcionada pelo software GeoGebra contribuiu para uma ressignificação de diversos conceitos e propriedades de derivadas que são requisitados na construção de gráficos de funções reais, além de destacar como fundamental, nos processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I, um equilíbrio entre os processos visuais e os processos algébricos.
Resumo em outra língua: The present work aims to discuss the contributions of exploratory activities used for learning related content of real functions of a real variables in teaching Calculus I from visualizations provided by software GeoGebra. The work was based on theoretical studies in Mathematics Education in Higher Education, with a focus on teaching calculus and in previews provided by Information Technologies and Communication in Mathematics Education – TICEM. Field research was conducted with mathematics teachers in higher education, from the development of exploratory activities of the construction and interpretation of graphs. Data analysis used records and audio from the development of the activities by teachers, as well as questionnaires for evaluation of activities. The results obtained indicate that the visualizations provided by software GeoGebra contributed to various concepts and ressignification of derived properties required in the construction of graphs of real functions, in addition to fundamental highlights in the processes of teaching and learning of Calculus I, a balance was achieved between visual and algebraic processes.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4984
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/04/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EnsinoDerivadasCálculo.pdf5,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AtividadesExploratóriasVisualização.pdf544,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons