Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4929
Title: | Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar. |
Other Titles: | Relation with knowledge of students at risk of failure in mathematics. |
Authors: | Oliveira, Simone Amorim Castro Kiefer Moreira, Plínio Cavalcanti |
Keywords: | Educação matemática Sucesso fracasso escolar Relação com o saber Relação com o saber matemático |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | OLIVEIRA, S. A. C. K.; MOREIRA, P. C. Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar. Zetetike, Campinas, v. 18, n. 33, p. 239-266, jan./jun. 2010. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646699>. Acesso em: 10 mar. 2015. |
Abstract: | Neste artigo relatamos uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo é composto por alunos da oitava série (nono ano) que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. Queríamos compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados “bemsucedidos” em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos de ambos os grupos e com suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos dois grupos, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber. |
metadata.dc.description.abstracten: | In this article we report a study on the “relation with knowledge” of a specific group of eighth grade students of two different schools. This group is composed by students at risk of failure in mathematics. Our objective was to understand the “relation with knowledge” of the students of this group, as compared to the “relation with knowledge” of the students of another group in the same classroom, this last one being composed by students with a history of success in school mathematics. Data were collected using interviews with the students and their families and written questionnaires. Results point to significant differences between these two groups, not only in their performance in school mathematics, but in all of the six aspects of “relation with knowledge” encompassed by our study. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4929 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646699 |
ISSN: | 2176-1744 |
metadata.dc.rights.license: | Os trabalhos publicados na Zetetiké estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017. |
Appears in Collections: | DEMAT - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_RelaçãoSaberMatemático.pdf | 113,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.