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Título: Formação de professores da educação básica no Brasil - Curso de Pedagogia – Licenciatura, em instituições da Região Sudeste.
Título(s) alternativo(s): Forming teachers of basic education in Brazil – courses of Pedagogy (licentiateship) in Southeast colleges.
Autor(es): Albuquerque, Helena Machado de Paula
Haas, Celia Maria
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Políticas de formação de professores
Diretrizes curriculares nacionais
Projeto pedagógico
Currículo
Perfil do pedagogo
Data do documento: 2013
Referência: ALBUQUERQUE, H. M. de P.; HAAS, C. M.; ARAÚJO, R. M. B. de. Formação de professores da educação básica no Brasil - Curso de Pedagogia – Licenciatura, em instituições da Região Sudeste. Acta Scientiarum. Education, v. 35, p. 105-115, 2013. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/16504>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Resumo: O artigo em questão apresenta resultados do projeto de pesquisa ‘O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura’ vinculado ao grupo de pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Faculdade de Educação da PUC-SP e desenvolvido de agosto de 2010 a julho de 2011 em três instituições. Com o objetivo de investigar, em instituições de educação superior, os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia, construídos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o referido curso, consubstanciadas na Resolução n. 1/2006, na sua intencionalidade e prática, buscamos identificar qual o significado de ser pedagogo para os alunos. Adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, com pesquisa documental da legislação e dos projetos pedagógicos das três instituições, entrevistas e questionários com alunos, professores, coordenadores e gestores. Os resultados apontam que o perfil do pedagogo, na Região Sudeste, é focado na docência, prioritariamente na Educação Infantil e que a formação do gestor não ocorre. Eles apontam também a necessidade de um maior envolvimento com o curso dos professores das disciplinas de metodologias de ensino, oriundos de outras faculdades/departamentos.
Resumo em outra língua: This article brings to light the results of the research project ‘The meaning of becoming a pedagogue according to students in the course of Pedagogy (licentiateship)’ developed by a group of research in Public Policies and Management at the Education Faculty (PUC-USP) in three institutions of high education from August 2010 to July 2011. The researchers probed into the pedagogic projects inspired by the Curricular Directives for Pedagogy Courses as these took shape in Resolution 1/2006 – both in intention and practice – and strove to pinpoint the real meaning of being a pedagogue in the student’s view. The methodology applied was the qualitative approach based on research of documental legislation and pedagogic projects of the three institutions, besides interviews and questionnaires to students, teachers, coordinators, and managers. Results outline that the pedagogue profile in Southeast Brazil focuses primarily on child education and that the formation of managers is virtually ignored. Similarly, it is clear to see the urge for a deeper involvement with teachers and subjects related to teaching methodologies from other colleges or departments.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4883
DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v35i1.16504
ISSN: 2178-5201
Licença: Os trabalhos publicados na Acta Scientiarum estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Acta Scientiarum <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.
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