Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4856
Título: Extensão da inferência data-driven ao Scan Elíptico para avaliação de clusters irregulares.
Autor(es): Camêlo, Gabriel Juliano
Andrade, Gilberto de
Alves, Henrique José de Paula
Lobo, Telma de Souza
Duarte, Anderson Ribeiro
Silva, Spencer Barbosa da
Palavras-chave: Scan elíptico
Data driven
Cluster irregulares
Simulação de Monte Carlo
Data do documento: 2012
Referência: CAMÊLO, G. J. Extensão da inferência data-driven ao Scan Elíptico para avaliação de clusters irregulares. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, p. 222-226, 2012. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/rest/article/view/281/238>. Acesso em: 31 mar. 2015.
Resumo: A estatística Scan Espacial é comumente usada para detecção de clusters geográficos, vigilância sindrômica e monitoramento de doenças. A forma de utilização mais difundida é o Scan Circular, entretanto se mostra ineficaz para problemas envolvendo clusters de formato irregular. Uma das soluções propostas neste cenário é o Scan Elíptico. Nos dois formatos (circular ou elíptico), o procedimento inferencial para determinar a significância estatística de um possível cluster se baseia em simulações de Monte Carlo. Uma vasta discussão existe sobre a validade do procedimento inferencial usual para o Scan Circular, tal discussão levou a proposição da metodologia de inferência denominada Data-driven. Não existem estudos sobre a aplicabilidade dessa metodologia para o Scan Elíptico. Neste trabalho explora-se a versão elíptica do Scan associada ao procedimento de inferência Data-driven com o intuito de verificar se existem diferenças evidentes entre as duas técnicas inferenciais. As avaliações são realizadas através de um benchmark de dados reais de casos de câncer no nordeste dos Estados Unidos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4856
ISSN: 2237-8111
Licença: Os trabalhos publicados na Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto estão sob Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista da Estatística da UFOP <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/rest/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 out. 2017.
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExtensãoInferênciaData-driven.pdf96,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.