Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4730
Título: Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas.
Título(s) alternativo(s): A new approach to the teaching internship for Biological Sciences.
Autor(es): Campelo, Rodolfo Pessotti Messner
Monteiro, Vinicius Silva
Gontijo, Alexandre Bahia
Paes, Thécia Alfenas Silva Valente
Rodrigues, Rogério Leonardo
Sant'Anna, Eneida Maria Eskinazi
Antonini, Yasmine
Ribeiro, Sérvio Pontes
Palavras-chave: Técnicas de ecologia de campo
University teacher training
Integração pós-graduação e graduação em Biologia
Graduate program in Ecology of Tropical Biomes
Universidade Federal de Ouro Preto
Data do documento: 2010
Referência: CAMPELO, R. P. M. et al. Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas. RBPG - Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, p. 507-518, 2010. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15/pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.
Resumo: A disciplina “Curso Básico de Técnicas de Campo” foi criada para promover a associação entre uma disciplina da graduação e os estágios de docência dos mestrandos em Ecologia de Biomas Tropicais. Com a disciplina, os alunos do curso de Ciências Biológicas podem desenvolver atividades práticas de técnicas de campo, de forma a ampliar sua formação, como biólogos, com relação às técnicas operacionais em projetos ecológicos. Para os mestrandos, o curso oferece a oportunidade de conduzir e coordenar as atividades didáticas, sob a supervisão de um docente efetivo, representando uma oportunidade para consolidar e enriquecer a sua formação. Os resultados obtidos apontam para a eficácia desse modelo, com resultados promissores, que têm alcançado não apenas o curso de pós-graduação e a formação de seus discentes, mas também se estendem na formação dos futuros ecólogos.
Resumo em outra língua: The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4730
DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2010.v7.15
ISSN: 2358-2332
Licença: Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Pós-Graduação <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 19 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NovaAbordagemEstágio.pdf94,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.