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Título: Um modelo de fluxos e localização de terminais intermodais para escoamento da soja brasileira destinada à exportação.
Título(s) alternativo(s): A model for flow allocation and location of intermodal terminals for the Brazilian soybean exports.
Autor(es): Amaral, Mônica do
Almeida, Marina Soares
Morabito, Reinaldo
Palavras-chave: Localização de instalações
Fluxos em rede
Transporte intermodal
Logística
Exportação de soja
Data do documento: 2012
Referência: AMARAL, M.; ALMEIDA, M. S.; MORABITO, R. Um modelo de fluxos e localização de terminais intermodais para escoamento da soja brasileira destinada à exportação. Gestão & Produção, São Carlos, v. 19, n. 2, p. 717-732, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n4/a05v19n4.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2015.
Resumo: A consideração de rotas intermodais pode ser vantajosa em diversas situações, como nos casos de escoamento de produtos agrícolas para exportação. Entretanto, a possibilidade de redução dos custos logísticos está condicionada à existência de instalações que permitam o transbordo de carga e a integração entre os modais disponíveis. Nesse contexto, propõe-se um modelo de fluxos e localização de terminais intermodais, com o objetivo de apoiar decisões de investimento em infraestrutura e de roteirização na rede. O modelo possui forte relação com problemas de p-medianas, sabidamente NP-difíceis. São considerados múltiplos níveis, em que cada nível corresponde ao fluxo entre dois terminais, e uma estrutura esparsa para representação da rede. Testes realizados com uma rede para exportação de soja baseada em dados secundários foram utilizados para verificar a coerência e ilustrar o potencial de análise do modelo, enquanto instâncias geradas aleatoriamente serviram para avaliar seu desempenho computacional utilizando-se dois softwares de otimização.
Resumo em outra língua: The use of intermodal routes may be advantageous in several situations such as to export agricultural products. However, the possibility of reducing logistics costs depends on the existence of intermodal facilities for the transshipment and the integration between the available modes. In this context, we propose a model for flow allocation and location of intermodal terminals to support investment decisions in network infrastructure and routing. The model is closely related to the NP-hard p-median problem. Multiple levels were used to represent the flows between two terminals, and a sparse structure was used for the network matrix representation. Tests using a soybean network for exports based on secondary data were performed to verify the model consistency and to illustrate the potential of analysis of the model, while randomly generated instances were used to evaluate its computational performance using two kinds of optimization software.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4336
ISSN: 0104-530X
Licença: A Revista Gestão & Produção autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP desde que seja citada a fonte. Contato via e-mail em: 20 ago. 2014.
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