Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4290
Title: O ensino superior em Turismo : humano ou mercado?
Authors: Niquini, Waléria Thabata Roldão
Brusadin, Leandro Benedini
Keywords: Educação
Ensino - aprendizagem
Turismo
Docente
Discente
Issue Date: 2013
Citation: NIQUINI, W. T. R., BRUSADIN, L. B. O ensino superior em turismo: humano ou mercado? Revista TuryDes, v. 6, n. 14, jun./jul. 2013. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/turydes/14/educazao-turismo.html>. Acesso em: 19 jan. 2015.
Abstract: A partir da criação do ensino superior em Turismo no Brasil, na década de 1970, surgiram algumas discussões em relação à formação do aluno e sua atuação no mercado de trabalho. No entanto, há vários pontos educativos significantes antes mesmo do aspecto da empregabilidade, A preparação dos alunos, as ações do professorado na área de pesquisa e extensão e a necessidade do pensamento crítico são premissas que podem fundamentar tal curso enquanto prática educacional libertadora. Esses são os questionamentos debatidos nessa pesquisa que objetivou entender as perspectivas docente e discente, no curso de Bacharelado em Turismo, diante da relação de ensino-aprendizagem e seus aspectos essenciais, em uma visão mais ampla e menos fragmentada entre a dicotomia realçada entre o mercado de trabalho e o pensamento crítico científico. Conclui-se que o debate acadêmico quanto à educação no Turismo ainda se dissocia apenas entre os interesses do mercado e as discussões humanas, não havendo uma integração profunda na relação de ensino-aprendizagem.
metadata.dc.description.abstracten: Since the foundation of the higher education of Tourism in Brazil, in the 1970, some discussions have emerged concerning the formation of the student and his performance in the labor market. However, there are several significant educational points even before the appearance of the employability. The preparing of pupils, the actions of the professorship in the areas of research and extension areas and the need for critical thinking are assumptions that may underlie such a course while liberating educational practice. These are the questions discussed in this research that aimed to understand the perspectives of the student body and the teaching staff, in the bachelor course of tourism, in face of the relationship between teaching-learning and its essential aspects, in a broader and less fragmented view among the highlighted dichotomy between the labor market and the critical scientific thoughts. Thus, it is concluded that the academic debate as to education in tourism still dissociates only between market and human discussions interests, with the absence of deep integration in the teaching-learning relationship.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4290
ISSN: 1988-5261
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Turydes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Turydes <http://www.eumed.net/rev/turydes/sobre.htm>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Appears in Collections:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EnsinoSuperiorTurismo.pdf93,72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons