Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4286
Title: O uso turístico do patrimônio cultural em Ouro Preto.
Authors: Silva, Rafael Henrique Teixeira
Brusadin, Leandro Benedini
Keywords: Patrimônio cultural
Turismo cultural
Hospedagem
Minas Gerais - Ouro Preto
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, R. H. T.; BRUSADIN, L. B. O uso turístico do patrimônio cultural em Ouro Preto. Revista de Cultura e Turismo, v. 6. n. 1. Disponível em: <http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/ano6-edicao1/artigo_4.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2015.
Abstract: O turismo se utiliza do patrimônio de varias formas, causando inevitavelmente impactos diversos no local receptor. As cidades consideradas patrimônio histórico e artístico nacional e da humanidade pela UNESCO foram construídas em diferentes tempos históricos cujas necessidades humanas eram bem diferentes. Nessa conjuntura, torna-se necessário um esforço no âmbito de compreender as diferentes formas de uso de um espaço no passado e sua apropriação contemporânea pelo turismo. É imprescindível traçar a melhor forma de adaptar esses locais para o cotidiano da comunidade, levando em consideração os elementos que estão situados nestes locais e suas especificidades. Nesta pesquisa, focalizada em Ouro Preto – MG, destacam-se os meios de hospedagem por estarem localizados no centro histórico e também por se encontrarem no contexto turístico da localidade,facilitando a troca cultural com a comunidade local. Desse modo, podem ser discutidos aqui os diferentes usos da rede hoteleira em Ouro Preto e sua interlocução com o patrimônio cultural. A partir desta premissa, transpõe-se um novo conceito denominado “hotel-patrimônio” vinculando a questão do patrimônio cultural à gestão hoteleira.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4286
ISSN: 1982-5838
metadata.dc.rights.license: A Cultur - Revista de Cultura e Turismo permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia 14 jan. 2015.
Appears in Collections:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_UsoTurísticoPatrimônio.pdf262,45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons