Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4230
Título: As contribuições do software GeoGebra como um mediador do processo de aprendizagem da geometria plana na Educação a Distância (EAD) em um curso de Licenciatura em Pedagogia.
Autor(es): Pelli, Débora
Orientador(es): Rosa, Milton
Palavras-chave: Ensino a distância
Geometria plana
Geometria euclidiana
Data do documento: 2014
Referência: PELLI, D. As contribuições do software GeoGebra como um mediador do processo de aprendizagem da geometria plana na Educação a Distância (EAD) em um curso de Licenciatura em Pedagogia. 2014. 249 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da utilização do software GeoGebra como um instrumento mediador do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da Geometria Plana Euclidiana, no ensino da modalidade a distância, para alunos matriculados em um Curso de Licenciatura em Pedagogia em uma universidade federal no estado de Minas Gerais. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio da proposição de uma intervenção pedagógica a partir de construções e demonstrações de conteúdos de Geometria Plana extraídas do primeiro livro da coleção Os Elementos de Euclides, com a utilização do software GeoGebra. Como fundamentação teórica, utilizaram-se a Teoria da Mediação de Vygotsky; a Teoria da Interação a Distância de Moore e Kearsley e a Teoria da Distância Transacional de Moore. Os dados qualitativos e quantitativos foram coletados simultaneamente de maneira igualitária, sendo que as informações foram analisadas e interpretadas de acordo com os pressupostos da Metodologia do Estudo Misto do tipo QUAN+QUAL. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que existem possibilidades de contribuições da utilização do GeoGebra para a aprendizagem de conteúdos da Geometria Plana para alunos matriculados em um curso no ensino na modalidade a distância, pois a utilização desse software estimula o desenvolvimento da autonomia dos alunos, possibilitando a diminuição da distância transacional que pode ocorrer no ambiente virtual de aprendizagem. De acordo com esses resultados foi elaborado um produto educacional no formato de um caderno de sugestões para os professores, que tem como objetivo contribuir para o ensino e a aprendizagem de conteúdos de Geometria Plana para alunos que estudam na modalidade a distância, bem como para os demais profissionais da educação relacionados com a profissão docente.
Resumo em outra língua: This research aims to determine the contributions of the use of GeoGebra software as a mediating tool for the teaching and learning process of Euclidean plane geometry content in a distance education modality for students enrolled in a Pedagogy Course in a federal university in the state of Minas Gerais. This research was conducted through the proposition of a pedagogical intervention from constructions and demonstrations of Plane Geometry content extracted from the first book of Euclid's Elements collection with the use of GeoGebra software. The theoretical background applied Vygotsky's Mediation Theory; Moore’s Interaction Theory, and Moore and Kearsley’s Transactional Distance Theory. Qualitative and quantitative data were collected simultaneously in an equal way and the data were analyzed and interpreted in accordance with the assumptions of the mixed methods study of type QUAN + QUAL. The results of this study show that there are possibilities for the use of GeoGebra in order to contribute to the learning of Plane Geometry content for students enrolled in the teaching in a long distance course because the use of this software encourages the development of students' autonomy by enabling the reduction of a transactional distance that can occur in virtual learning environments. According to these results an educational product was designed with a notebook of suggestions formatted for teachers who seek to contribute to the teaching and learning content of Plane Geometry for students studying in long distance modalities, as well as for other education professionals regarding to the teaching profession.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4230
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 12/12/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ContribuiçõesSoftwareGeoGebra.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_DiminuindoDistânciaTransacional.pdf729,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons