Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3968
Título : Leishmaniose visceral canina : avaliação da metodologia sorológica utilizada em inquéritos epidemiológicos.
Autor : Costa, Carlos Alberto da
Genaro, Odair
Lana, Marta de
Magalhães, Paulo Araújo
Dias, Magno
Michalick, Marilene Susan Marques
Melo, Maria Norma
Costa, Roberto Teodoro da
Rocha, Neuza Maria de Magalhaes
Mayrink, Wilson
Palabras clave : Laishmania chagasi
Calazar canino
Imunofluorescência
Fecha de publicación : 1991
Citación : COSTA, C. A. et al. Leishmaniose visceral canina : avaliação da metodologia sorológica utilizada em inquéritos epidemiológicos. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 24, p. 21-25, 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v24n1/04.pdf> Acesso em: 28 ago. 2014.
Resumen : Foi realizado um estudo comparativo da reação de imunofluorescencia indireta em eluatos de sangue de cães infectados experimentalmente com diferentes tripanosomatideos. Utilizaram-se como antigenopromastigotas de L. mexicana, L. braziliensis e L. chagasi. Os resultados mostraram que a sensibilidade do método foi de 87,5% para o diagnostico do calazar canino, independentemente do antígeno empregado; e que ocorre reação cruzada com Leishmaniose tegumentar em 75% dos casos e com doença de Chagas em 83,3%. Levantamento epidemiológico em área de leishmaniose confirma que a reação de imunofluorescencia em eluatos de sangue canino fornece reações cruzadas em cães infectados com Leishmania braziliensis e L. chagasi. Não se verificou reação cruzada pela RFC. Sugere-se a utilização da reação de imunofluorescencia nas campanhas de saúde publica, mas e de se chamar a atenção para o fato de que as taxas de positividade não devem ser utilizadas como indicadores da prevalência do calazar canino.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3968
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86821991000100004
ISSN : 0037-8682
metadata.dc.rights.license: A Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/127>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Aparece en las colecciones: DEACL - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_LeishmanioseVisceralCanina.pdf278,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.