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dc.contributor.advisorBonolo, Palmira de Fátimapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Geralda Vanessa Campos-
dc.date.accessioned2014-11-18T14:49:28Z-
dc.date.available2014-11-18T14:49:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMACHADO, G. V. C. Utilização da unidade de pronto atendimento de Ouro Preto, Minas Gerais, 2012. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Nutrição) - Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição, Ouro Preto, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3936-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractAs Redes de Atenção às Urgências e Emergências foram instituídas para prover a atenção qualificada à saúde de toda população brasileira, incluindo o atendimento ágil e resolutivo das urgências e emergências. No entanto, os serviços de urgência e emergência têm sido utilizados como porta de entrada nos serviços de saúde por usuários “não urgentes” que buscam atenção imediata, medicalização e realização de exames mais sofisticados que aqueles disponíveis na Atenção Primária à Saúde. Apesar dessa prática parecer mais resolutiva para o usuário, desencadeia uma série de prejuízos para o sistema, uma vez que pode gerar filas nos serviços de urgência, lentidão no atendimento inclusive de casos graves, estresse na equipe e nos pacientes, entre outros. A Unidade de Pronto Atendimento de Ouro Preto classifica-se como unidade de porte I, sendo referência da microrregião de saúde de Ouro Preto. Este trabalho objetivou caracterizar os atendimentos realizados nesta UPA durante o ano de 2012 e identificar possíveis fatores associados ao uso inadequado deste serviço. O tamanho amostral foi determinado com base em duas técnicas: Amostragem Aleatória Estratificada e, Amostragem Aleatória Simples Sem Reposição. Foram obtidas informações referentes a sexo, faixa etária, local de residência, dia do atendimento, turno do atendimento, tipo de procura da UPA, conduta e desfecho do atendimento. A inadequação dos atendimentos foi determinada pelo Protocolo de Adequação de Urgências Hospitalares. Após análise descritiva foi realizada análise estatística através do qui-quadrado de Pearson com 95% de confiança para identificar possíveis associações entre o uso inadequado da UPA e as demais variáveis. Identificou-se que a maioria dos atendimentos realizados na UPA são inadequados (58,8%), sendo relacionados a pacientes mais jovens (p=0,05), atendidos durante os dias úteis (p<0,001) e procuraram o serviço por decisão própria (p<0,001). Os achados indicam a necessidade de reorganização do serviço, com implementação de um sistema de classificação de risco que oriente o fluxo de pacientes e garanta o atendimento prioritário aos casos mais graves. Além disso, é importante que usuários e profissionais de saúde conheçam as atribuições de cada serviço de saúde, utilizando-os de maneira mais próxima ao que eles se propõem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectServiços de saúde - utilizaçãopt_BR
dc.subjectAtendimento de urgência hospitalarpt_BR
dc.subjectHospitais – triagem - emergênciapt_BR
dc.titleUtilização da unidade de pronto atendimento de Ouro Preto, Minas Gerais, 2012.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 08/10/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Permite o uso para fins comerciais. Não permite a adaptação.pt_BR
dc.description.abstractenThe Emergency Care Networks were established to provide qualified healthcare for the Brazilian population, including fast and effective attention of urgent and emergency cases. However, the urgent and emergency care services have been used as a gateway for health services by "non-urgent" users looking for immediate attention, medicalization and more sophisticated exams than those available in primary care. Although these attitudes seem to be more effective for users, they cause a lot of damage to the health system, since they can cause long waiting lines in emergency services, delay in care services for severe cases, stress on staff and patients, among others. The Ouro Preto Emergency Care Service (ECS) is classified as a unit size I and it is reference for the health microregion of Ouro Preto. This study aimed to characterize the attendances in this ECS during the year 2012 and to identify possible factors associated with the misuse of this service. The sample size was determined based on two techniques: Stratified Random Sampling and Simple Random Sampling Without Replacement. Information regarding gender, age, place of residence, day of attendance, work shift, type of demand, conduct and outcome of the attendance were obtained. The inadequacy of the attendances was determined by the Hospital Urgencies Appropriateness Protocol. After descriptive analysis, statistical analysis was performed using the Pearson chi-square test with 95% confidence to identify possible associations between the inappropriate use of the ECS and other variables. It was identified that the majority of attendances in ECS are inadequate (58.8%) and related to younger patients (p = 0.05) assisted on weekdays (p <0.001) who looked for the service by their own decision (p <0.001). The results show the need to reorganize the service implementing a risk classification system to guide the flow of patients and guarantee priority service to more severe cases. Furthermore, it is important that users and health professionals know the duties of each health service, using them much closer to their mission.-
Aparece nas coleções:PPGSN - Mestrado (Dissertações)

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