Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3847
Título: Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
Autor(es): Tavares, Wellington
Lima, Mirian Assumpção e
Paula, Helton Cristian de
Palavras-chave: Ciberespaço
Inteligência coletiva
Ensino a distância
Avaliação virtual
Data do documento: 2012
Referência: TAVARES, W.; LIMA. M. A. e; PAULA, H. C. de. Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-9, jul. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30856/19212>. Acesso em: 01 out. 2014.
Resumo: Este estudo apresenta alguns conceitos contemporâneos, tais como ciberespaço e inteligência coletiva, que emergiram das transformações por que passaram as tecnologias da informação e comunicação. Tais transformações possibilitaram a apropriação de novos espaços de interação para os atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem: alunos, tutores e professores. Para melhor esclarecimento dos conceitos, este estudo objetiva analisar um caso que conta com dois fatos estritamente relacionados: uma pesquisa de expectativas a respeito de uma disciplina e, em decorrência desta, o desenvolvimento de uma diferente metodologia de avaliação virtual. Por fim, elabora-se uma discussão acerca da nova metodologia desenvolvida, além de análises sobre os processos e a avaliação dos aprendizados.
Resumo em outra língua: This study presents some contemporary concepts such as cyberspace and collective intelligence, which emerged from the changes undergone by information technology and communication. These changes allowed the appropriation of new spaces of interaction for the actors involved in the teaching-learning process: students, tutors and teachers. For a better understanding of concepts, this study aims to analyze a case that has two closely related facts: a survey of expectations of a discipline and as a result of this, the development of a different methodology for virtual evaluation. Finally, elaborates a discussion about the new methodology, and analyzes the processes and evaluation of the learning.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3847
DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.30856
ISSN: 1679-1916
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Renote estão sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <https://seer.ufrgs.br/renote/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 18 nov. 2013.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PerspectivasMetodológicasEnsino.pdf86,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.