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Título: Deficiência de ferro e anemia em escolares da área rural de Novo Cruzeiro (Minas Gerais) Brasil.
Título(s) alternativo(s): Iron deficiency and anemia in students from the rural area in Novo Cruzeiro (Minas Gerais) Brazil.
Autor(es): Rezende, Eliane Garcia
Santos, Margarete Aparecida
Lamounier, Joel Alves
Galvão, Márcio Antônio Moreira
Leite, Romário Cerqueira
Palavras-chave: Anemia ferropriva
Ferro-deficiência
Criança
Zonas rurais
Data do documento: 2008
Referência: REZENDE, E. G. et al. Deficiência de ferro e anemia em escolares da área rural de Novo Cruzeiro (Minas Gerais) Brasil. Revista Médica de Minas Gerais, v. 19, n. 2, p. S40-S46, 2009. Disponível em: <http://www.medicina.ufmg.br/rmmg/index.php/rmmg/article/view/109/90>. Acesso em: 03 set. 2014.
Resumo: O reconhecimento da relação existente entre a deficiência de ferro e a presença ou ausência de anemia, comprometendo diversas funções do organismo humano, tem sido tema de debates na área de nutrição em âmbito internacional, especialmente por ser uma das deficiências mais prevalentes no mundo. Objetivo: este estudo descreve a ocorrência de deficiência de ferro e busca elucidar a frequência de anemia ferropriva em escolares de área rural. Casuística e Métodos: foram avaliados níveis de hemoglobina, ferro sérico (Fe), capacidade total de ligação de ferro (CTLF) e saturação de transferrina (IST) de 439 escolares da zona rural de Novo Cruzeiro (Minas Gerais) – município situado no Vale do Jequitinhonha. A população estudada foi de escolares na faixa etária de sete a 15 anos, sendo 50,1% do gênero masculino. Resultados: a frequência de anemia nos escolares foi de 12,1% e os parâmetros indicativos de deficiência em ferro mostraram ferro sérico em 17,1%, CTLF em 31,7% e diminuição do IST em 36,2% dos indivíduos. Relacionando as dosagens de ferro sérico, IST, CTLF elevada, indicativos de deficiência e hemoglobina baixa, verificou-se que 41,5% dos escolares anêmicos apresentavam anemia ferropriva. Os demais casos de anemia (58,5%) podem ser explicados por outras causas, como hemoglobinopatias e outras deficiências nutricionais. Dos indivíduos com deficiência de ferro pela CTLF, 26,7% não apresentaram anemia. Conclusão: existe significativa frequência de anemia ferropriva e de deficiência de ferro nessa população rural.
Resumo em outra língua: The recognition of the existing relationship between iron deficiency and the presence or not of anemia has been subject of debate worldwide in the area of nutrition, especially because this deficiency is one of the most prevalent in the world. Objective: The present study aims at describing the occurrence of iron deficiency among students in a rural area and the frequency of anemia due to this deficiency. Methods and Casuistry: Hemoglobin, serum iron (Fe), transferring saturation (TS)and total iron binding capacity (TIBC) were evaluated in 479 school children from the rural area of Novo Cruzeiro (Minas Gerais), in the valley of the Jequitinhonha river. The population under study comprised 7 to 15 year-old students, 50,1% being males. Results: The frequency of anemia was 12.1%, and the indicative parameters of iron deficiency showed Fe deficiency in 17.1%, TIBC in 31.7% and decreased TS in 36.2% of them. When relating serum iron and TS with increased TIBC (indicative of deficiency) and low hemoglobin level it was verified that 41.5% of the anemic students had anemia due to iron deficiency. The other cases of anemia (58,5%) can be explained by other causes such as nutritional deficiencies and hemoglobinopatias. Anemia hasn’t occurred among the subjects with increased TIBC 26.7%. Conclusion: There is a significant frequency of iron deficiency and anemia due to iron deficiency among this population.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3786
ISSN: 2238-3182
Licença: A Revista Médica de Minas Gerais permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida por mediante preenchimento de formulário enviado por email no dia 27 jan. 2014.
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