Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3655
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2014-10-08T16:24:08Z-
dc.date.available2014-10-08T16:24:08Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationROSA, M.; OREY, D. C. Tendências atuais da etnomatemática como um programa: rumo à ação pedagógica. Zetetiké, Campinas, v. 13, n. 23, p. 121-136, jan./jun. 2005. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646982/13883>. Acesso em: 30 set. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn21761744-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3655-
dc.description.abstractA maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleTendências atuais da etnomatemática como um programa : rumo à ação pedagógica.pt_BR
dc.title.alternativeCurrent trends in ethnomathematics as a program : towards pedagogical action.pt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Zetetiké estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenMost investigations in ethnomathematics have demonstrated that some cultural forms of mathematics exist that are different from dominant forms of mathematics. The majority of current research in ethnomathematics is directed towards ethnographic and anthropological studies of cultural groups. In the current context, there is a great necessity for ethnomathematics-based programs to identify and seek teaching-learning practices directed towards pedagogical action. The great challenge for researchers in ethnomathematics is to further elaborate studies and pedagogical practices that are in accordance with the philosophicaltheoretical objectives of this program.-
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TendênciasAtuaisEtnomatemática.pdf71,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.