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Título: Metodologia geotécnica sustentável para credenciamento da escória de aciaria como lastro ferroviário.
Autor(es): Dayrell, Fernanda de Oliveira
Orientador(es): Fernandes, Gilberto
Palavras-chave: Escória
Ferrovias
Engenharia geotécnica
Data do documento: 2013
Referência: DAYRELL, F. de O. Metodologia geotécnica sustentável para credenciamento da escória de aciaria como lastro ferroviário. 2013. 177 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: A escória de aciaria LD (Linz-Donawitz) é gerada no processo de fabricação do aço nas siderurgias. Para ser introduzida como material de lastro em vias férreas deve-se adequar suas propriedades, tais como expansão volumétrica e classificação ambiental, evitando riscos de colmatação do lastro e contaminação do meio. Dessa forma, essa pesquisa visa à elaboração de uma metodologia de tratamento e estabilização química que possibilite o uso ambientalmente seguro e mais resistente da escória de aciaria LD como lastro de ferrovia, minimizando possíveis interferências nos ciclos do meio ambiente e na plataforma, além de reduzir o passivo ambiental da sua geração pela siderurgia. Este estudo foi desenvolvido no Laboratório de Ferrovias e Asfalto da Universidade Federal de Ouro Preto, consistindo em caracterizações e monitoramento de materiais e misturas. Abordou a viabilidade técnica do uso e aproveitamento de argilominerais para ajustar a composição química da escória de aciaria LD visando melhorar suas propriedades para o uso proposto. Para isso, foi realizada a caracterização química dos materiais para obter misturas com relação de basicidade (CaO/SiO2) de 1,0, por equilíbrio de massa de escória de aciaria e o argilomineral correspondente. Além também da metodologia por igualdade de massa para comparação dos resultados. Foram preparadas amostras em diferentes proporções, misturadas, fundidas e resfriadas em atmosfera livre. Os novos produtos foram analisados por caracterizações química, física, mineralógica, morfológica e ambiental, sendo ensaiados em conformidade com as normas técnicas vigentes. Os resultados indicam entre os argilominerais e as proporções das misturas, os que mostraram melhor desempenho quanto à estabilização química e a redução da expansão volumétrica causada pela CaO, notando-se a influência dos argilominerais na caracterização da escória, o que a credencia seguramente como material de lastro de ferrovia.
Resumo em outra língua: The LD (Linz-Donawitz) steel slag is generated at the producing process of steel on the siderurgies. To be introduced as ballast material on railroads it must have its properties appropriated, such as volume expansion and environmental classification, thus avoiding void filling risks at the coverage and environment contamination. Therefore, this research aims to elaborate a methodology for treatment and chemical stabilization that allow a safe environmental use and more resistant of the LD steel slag as ballast on railroads, reducing possible interferences on the environment cicle and on plataform, in addition to reducing the environment passive of its generation on siderurgy. This study was developed at the Railroads and Asphalt Laboratory at the Federal University of Ouro Preto, having characterization and monitoring of materials and mixtures. It was researched the technical viability of the use and employment of clayminerals to adjust the chemical composition of the LD steel slag, aiming to improve its properties for the proposed use. For this, it was done the chemical characterization of the materials in order to obtain mixtures related to basicity (CaO/Si O2) of 1,0, for balance of steel slag mass and the correspondent claymineral. Besides the methodology by equality of mass for results comparation. Samples were prepared in different proportions, mixed, melted and cooled in free atmosphere. The new products were analysed on their chemical, physical, mineralogical, morphological and environmental characterization, being tested in conformity with the current technical standards. The results indicate among the clayminerals and the mixtures proportions, the ones that showed better performance concerning chemical stabilization and the reduction of volume expansion caused by CaO, noting the claymineral influence at the steel slag characterization, which safely puts it as a railroad ballast material.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3481
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 20/02/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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