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Título: Detectando avaliações Spam em uma rede social baseada em localização.
Autor(es): Lima, Helen de Cássia Sousa da Costa
Orientador(es): Souza, Fabrício Benevenuto de
Palavras-chave: Redes sociais
Spam - mensagem eletrônicas
Ciências sociais - análises de redes
Data do documento: 2013
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: LIMA, H de C. S. da. Detectando avaliações Spam em uma rede social baseada em localização. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: Redes sociais baseadas em localização (Location-based Social Networks - LBSNs) são um novo tipo de sistema da Web 2.0 que vem atraindo cada vez mais novos usuários. Redes como Foursquare e Yelp permitem que o usuário compartilhe a sua localização geográfica com sua rede social através de smartphones que possuem GPS, busquem por locais interessantes e também postem avaliações em locais existentes. Ao permitir que os usuários comentem sobre os locais, LBSNs cada vez mais têm que lidar com diferentes formas de ataques, que visam a propaganda de mensagens não solicitadas nas avaliações sobre os locais. Spammers podem prejudicar a confiança dos usuários no sistema, comprometendo assim o seu sucesso em promover interações sociais baseadas em localização. Neste trabalho, investigamos a tarefa de identificar diferentes tipos de spam em avaliações de uma popular LBSN brasileira, chamada Apontador. Com base em uma coleção de avaliações pré-classificada fornecida pelo Apontador e em informações coletadas sobre usuários e locais, identificamos três tipos de avaliações irregulares que denominamos como Comercial local, Boca-suja e Poluidora. Em seguida, utilizamos o nosso estudo de caracterização em uma abordagem de classificação que foi capaz de diferenciá-las com alta precisão. Particularmente, a nossa abordagem de classificação plana foi capaz de detectar corretamente 77% das avaliações comerciais locais, 64% das poluidoras, 50% das bocas-sujas, classificando erroneamente apenas cerca de 5% das avaliações não-spam. Além disso, nossos resultados experimentais mostraram que, mesmo com um pequeno subconjunto de atributos (contendo 10 atributos), a nossa abordagem de classificação foi capaz de atingir uma acurácia alta (75%). Mesmo quando usamos apenas um dos tipos de atributos, como por exemplo atributos de conteúdo, nossa classificação produz benefícios significativos, com acurácia de aproximadamente 68%.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3413
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Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

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