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dc.contributor.advisorSilva, José Margarida dapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Thiago Campos-
dc.date.accessioned2013-11-27T14:50:52Z-
dc.date.available2013-11-27T14:50:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBORGES, T. C. Análise dos custos operacionais de produção no dimensionamento de frotas de carregamento e transporte em mineração. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3411-
dc.description.abstractAs operações de carregamento e transporte são importantes etapas do processo de lavra de minas. Fatores como volume de produção e condições operacionais interferem diretamente na seleção de equipamentos e dimensionamento de frotas, sempre com vista aos menores custos de operação. A constante busca por aumento de produtividade e redução de custos operacionais exige um bom planejamento e gerenciamento em todas as etapas do processo. O presente trabalho demonstrou, através de um estudo de caso, o dimensionamento de uma frota de carregamento e transporte para uma mineração a céu aberto utilizando indicadores de produção, concomitante com a análise do comportamento dos custos total e unitário com a variação do tamanho da frota e volume de produção. O estudo foi desenvolvido a partir da análise dos métodos e conceitos fundamentais da seleção de equipamentos, dimensionamento de frotas e estimação dos custos de operação presentes na literatura atual. O método de análise do tamanho de frota ótimo proposto por esse estudo é aplicável a quaisquer frotas de carregamento e transporte, independente do seu porte e volume de produção, bastando alterar os valores das variáveis imputados nos cálculos para o dimensionamento da frota e estimação dos custos, diferentes para cada mina. A partir do que foi exposto no presente trabalho, pôde-se concluir que o número mais interessante de equipamentos na frota é o equilíbrio entre produtividade e custos, ou seja, a frota ótima não é necessariamente a que resulta em maior produção, mas sim a que tenha a melhor relação custo-produção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectMinas e mineração - produtividadept_BR
dc.subjectMinas e mineração - transporte - dimensionamento de frotapt_BR
dc.subjectMineração a céu abertopt_BR
dc.titleAnálise dos custos operacionais de produção no dimensionamento de frotas de carregamento e transporte em mineração.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstractenLoading operations and transportation are important steps in the mining process. Factors such as production volume and operating conditions directly affect the equipment selection and sizing fleets, always with a view to lower operating costs. The constant quest for increased productivity and reduced operating costs requires good planning and management at all stages of the process. This work demonstrated through a case study, the design of a fleet of loading and transport to a open pit mining using production indicators with concomitant analysis of the behavior of total costs and unit cost with the variation of fleet size and volume production. The study was developed from the analysis of the methods and concepts of equipment selection, sizing and estimation of fleet operating costs present in the current literature. The method of analysis of the optimal fleet size proposed by this study is applicable to any loading and transportation fleets, regardless of its size and production volume, simply change the values of variables entered in the calculations for the fleet sizing and cost estimation, different for each mine. From what has been stated in this study, it was concluded that the better number of equipment in the fleet is the balance between productivity and costs, ie, the optimal fleet is not necessarily resulting in increased production, but that has the best cost-production .-
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