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Título : Por um projeto de EJA para Divinópolis/MG : memórias de professores e formação em esferas (também) políticas.
Autor : Melo, Raquel Silveira Martins de
metadata.dc.contributor.advisor: Jardilino, José Rubens Lima
Palabras clave : Formação de professores
Educação de jovens e adultos
Narrativas pessoais
Memórias
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : MELO, R. S. M. de. Por um projeto de EJA para Divinópolis/MG : memórias de professores e formação em esferas (também) políticas. 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
Resumen : Construir um projeto de educação de jovens e adultos para ser implementado no município que abarcasse as especificidades dos alunos que frequentavam a rede municipal de Divinópolis/MG: esse era o objetivo de um grupo de educadores e técnicos em educação ao se reunir entre os anos de 2005 e 2006. Desvelar os sujeitos que participaram desse processo como atores sócio-históricos, entender as concepções, os pensamentos e as reflexões desses, bem como os embates políticos, pedagógicos e ideológicos no interior desse grupo permite compreender em que medida a própria elaboração de um Projeto de EJA pode ser considerada um espaço/momento de formação de professores. Mais que isso, a pesquisa buscou apresentar em que medida outros espaços poderiam ser apontados como momento/espaço de formação de professores. No entanto, para alcançar essa questão, tendo em vista a distância temporal que se encontra é necessário o desvendamento das memórias dos professores que elaboraram o Projeto de EJA que são objeto principal da pesquisa. Os conceitos da pesquisa narrativa embasam os caminhos metodológicos desse trabalho que se insere no bojo das discussões sobre formação de professores, em específico da formação de educadores de jovens e adultos. As fontes estão baseadas em narrativas escritas, grupos de discussão e ainda em lembranças dos educadores deixadas em papéis guardados – folders de palestras, textos rabiscados, por exemplo. Os resultados apontam dois principais achados. O primeiro deles é a compreensão de que, para os educadores, existe uma faceta na concepção de formação que, apesar de não ser facilmente perceptível, fica clara após relembrar as discussões para a elaboração do Projeto de EJA. Para esses educadores, esse momento aparece de grande relevância para a constituição da formação política como educador. Outro relevante e interessante achado diz respeito à importância da participação nos Fóruns de EJA. As lembranças dos educadores localizam esses espaços como momentos de estudo e de discussão de conceitos sobre a EJA e da prática pedagógica nessa modalidade, constituindo assim momento bastante rico na constituição como educador.
metadata.dc.description.abstracten: Build an education project for young people and adults to be implemented in the city embrace the particular specificities of pupils attending the municipal Divinópolis / MG: that was the goal of a group of educators and technical education to meet between the years 2005 and 2006. Unveiling the subjects who participated in this process as actors sociohistorical, understand the concepts, thoughts and reflections of these, as well as the political clashes, ideological and pedagogical within this group allows us to understand to what extent the actual preparation of a Draft EJA can be considered as a space / time teacher training. Moreover, the research sought to achieve to what extent other spaces can be seen as the time / space of teacher training. However, to reach this question, in view of the temporal distance that is your trigger is needed to unveil the memories of teachers who prepared the Project EJA which are the main object of the research. The concepts of narrative research pathways underlie this methodological research that falls in the midst of discussions on teacher education, in particular the training of educators and young adults. The data sources are based on written narratives, discussion groups and educators memories still left in loose papers - lectures folders, scrawled texts, for example. The results indicate two main findings. The first is the realization that, for educators, there is an important aspect in the design of training, although not readily apparent, it is clear after recalling the discussions for the drafting of the EJA. For these educators, this moment appears of great importance for the formation of political education as an educator. Another relevant and interesting finding concerns the importance of participation in adult education forums. The memories of educators locate these spaces as moments of study and discussion of concepts on the EJA and pedagogical practice this modality, thus now quite rich in the constitution as an educator.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3373
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