Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3352
Título: Da Música, de Mil Platôs : a intercessão entre filosofia e música em Deleuze e Guattari.
Autor(es): Lima, Henrique Rocha de Souza
Orientador(es): Silva, Cíntia Vieira da
Palavras-chave: Gilles Deleuze
Félix Gualttari
Música
Leitura e execução - ritonelo
Sintetizador - instrumento musical
Data do documento: 2013
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: LIMA, Henrique Rocha de Souza. Da Música, de Mil Platôs : a intercessão entre filosofia e música em Deleuze e Guattari. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: A dissertação consiste em uma investigação de caráter ensaístico a respeito da relação produzida entre a filosofia de Deleuze e Guattari e a música. A investigação proposta aqui se faz por meio do conjunto de temas e conceitos trabalhados no livro Mil platôs (1980). A relação entre filosofia e música produzida em Mil Platôs se mostra peculiar na medida em que este livro produz seus conceitos em continuidade com um universo nocional – prático, técnico, abstrato, experimental – da música. Do primeiro ao terceiro capítulo nossos assuntos são: no primeiro, o problema do tempo em Deleuze; no segundo, os devires da música, o caráter histórico e o caráter ―trans-histórico‖ da experiência musical, textos e composições musicais que colocam em questão as noções de silêncio e escuta, e a música pensada como ―captura de forças‖; no terceiro, este último tema é desdobrado em meio a uma investigação do conceito de ritornelo. Tendo feito este percurso, o texto propõe uma retomada do problema do tempo e uma incursão no corpo de um sintetizador de sons. Ao final, o assunto é a síntese, de sons e de pensamento.
Resumo em outra língua: The dissertation consists of an investigation about the relationship produced between the philosophy of Deleuze & Guattari and the art of music. The research proposed here is done through the set of themes and concepts worked in the book A Thousand Plateaus (1980). The relationship between philosophy and music produced by this book is quite peculiar because of a continuity between his concepts and a musical – practical, experimental, technical, abstract – notional universe. From the first to the third chapter our issues are: at first, the problem of time in Deleuze; second: the becomings of music, the historical and "trans-historical" character of the musical experience, texts and musical compositions that call into question the notions of silence and listening, and the music conceived as "force capture"; on the third place, the latter theme is unfolded amid an investigation on the concept of refrain. Having done this route, this text proposes a return to the problem of time, and a foray into the architecture of a sound synthesizer. In the end, our issue is the synthesis, of sound and thought.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3352
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MúsicaMilPlatôs.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.