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Título: Caracterização geoambiental das escórias de aciaria de cinco estados brasileiros.
Autor(es): Barbosa, Marina Renó
Orientador(es): Fernandes, Gilberto
Palavras-chave: Pavimentos - base e sub-base
Geotecnia
Escória de aciaria
Aço - indústria
Data do documento: 2013
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: BARBOSA, M. R. Caracterização geoambiental das escórias de aciaria de cinco estados brasileiros. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: As crescentes necessidades de investimentos no setor de infraestrutura no Brasil vêm sendo uma preocupação constante. A busca por alternativas tecnológicas sustentáveis tem sido uma premissa para as construções de obras de pavimentação. As escórias de aciaria produzidas pela siderurgia são geradas em grandes quantidades e podem ser uma alternativa econômica e ambientalmente viável, cerca de 100 a 150 kg de escória são gerados a cada tonelada de aço produzida. O presente trabalho tem como finalidade o estudo de cinco diferentes tipos de escórias de aciaria em várias regiões brasileiras, com diversos processos industriais de aciaria, diferentes tipos de aço, vários processos de cura e comparar os resultados, a fim de evidenciar as diferenças e semelhanças entre as escórias e checar seu potencial de aplicação na pavimentação rodoviária, principalmente, em base e sub-base das rodovias e revestimento primário. O projeto de pesquisa analisou os parâmetros físicos, químicos, ambientais e mecânicos via laboratório na Universidade Federal de Ouro Preto. Todas as escórias de aciaria demonstraram desempenho satisfatório e foi comprovada a viabilidade de aplicação de qualquer um dos materiais estudados, para a amostragem utilizada. Neste trabalho foi observado o enorme potencial de aplicação das escórias de aciaria em base e sub-base, evidenciando que com cuidados de cura, estabilização, peneiramento e separação metálica é possível utilizar com segurança os materiais estudados, fazendo necessária a comprovação das suas propriedades específicas pelos estudos do Projeto Executivo de Engenharia para cada aplicação. E o processo de segregação das escórias no momento da geração é de suma importância para a garantia de qualidade do produto gerado a partir da escória de aciaria.
Resumo em outra língua: The growing needs for investment in infrastructure sector in Brazil have been a constant concern. The search for alternative sustainable technology has been a precondition for the construction of paving. The steel slag produced by the steel industry is generated in large quantities and can be an economical alternative and environmentally viable, about 100 to 150 kg of slag is generated per ton of steel produced. The present work aims to study five different types of steel slag in Brazilian regions with different industrial steelmaking processes, different types of steel, various stabilization processes and compare the results in order to highlight the differences and similarities between the slag and check their application potential in road paving, especially in base and sub-base for roads and primary coating. The research project examined the physical, chemical, environmental and mechanical via laboratory the samples via the Federal University of Ouro Preto. All steel slag was demonstrated satisfactory performance and proved the feasibility of application of any of the materials studied, used in this sampling. In this study has been observed the enormous potential for application of steel slag in base, sub-base and primary coating, showing that care about stabilization, screening and metal separation can safely use the materials studied, making the necessary evidence for their specific properties studies by the Engineering Executive Project for each application. And the process of segregation of slag at the time of generation is paramount importance for the dissemination of the slag and quality assurance.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3317
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