Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3315
Título : Desenho geométrico uma ponte entre a álgebra e a geometria : resolução de equações pelo processo Euclidiano.
Autor : Varhidy, Charles Georges Joseph Louis
metadata.dc.contributor.advisor: Corrêa, Roseli de Alvarenga
Palabras clave : Desenho geométrico
Equações
Álgebra
Geometria
Matemática - educação
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : VARHITY, C. G. J. L. Desenho geométrico uma ponte entre a álgebra e a geometria: resolução de equações pelo processo Euclidiano. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumen : O presente trabalho teve por objetivo avaliar, junto a estudantes e professores de Matemática a importância, como alternativa pedagógica, de resolução de equações elementares, de primeiro e segundo grau, por meio do Desenho Geométrico Plano, como um complemento no ensino da Matemática, capaz de transformar um estudo basicamente abstrato, e, em função disso, de digestão custosa aos alunos do Ensino Fundamental, em matéria razoavelmente atraente, com o condão de despertar algum interesse e prazer na resolução de problemas. Para isso, construímos uma seqüência de atividades, com fulcro no Processo Geométrico Euclidiano, que foi apresentado a professores de uma rede de ensino, acompanhada de dois questionários: o primeiro, a ser preenchido antes do conhecimento da seqüência de atividades, procurou saber do pensamento do professor quanto ao Desenho Geométrico e sua utilidade no ensino da Geometria e da Álgebra, e o segundo, oferecido após a apresentação da referida seqüência, procurou verificar se suas impressões permaneciam as mesmas ou não, e, se positivas, teriam algumas considerações pertinentes sobre o assunto, seja para enriquecer, seja para melhorar a sequência. Foi feita uma sucinta pesquisa histórica, com observações de educadores e pedagogos ligados ao assunto, apresentada no capítulo inicial, que retrata o abandono do Desenho Geométrico, na maioria das escolas do país, a partir da década de 70 do século passado. E as vantagens que as escolas que ainda oferecem o Desenho Geométrico, mesmo que sob um ponto de vista mais artístico do que matemático, aos seus alunos. Feita uma pesquisa objetiva junto aos estudantes de uma escola que mantém, em seu currículo, aulas de Desenho Geométrico, com ênfase em resoluções de equações geométricas e algébricas, teve, como resultado, uma acolhida bastante positiva, o que nos permitever com razoável otimismo, vantajosas situações no aprendizado não só da geometria mas também da álgebra. Nas conclusões finais foram enfatizadas as opiniões altamente favoráveis à utilidade que a sequência de atividades poderia proporcionar no entendimento da Geometria e da Álgebra com o estudo direcionado de Desenho Geométrico
metadata.dc.description.abstracten: This study aimed to evaluate, with students and teachers the importance of Mathematics as an alternative educational, equation solving elementary, primary and secondary education, through the Geometric Design Plan, as a supplement in Mathematics, capable basically to turn a study abstract, and, on that basis, digestion costly to elementary school students, in terms reasonably attractive, with the power to arouse some interest and pleasure in solving problems. For this, we constructed a sequence of activities, with focus on Euclidean Geometry Case, who was introduced to teachers in a school system, accompanied by two questionnaires: the first, to be completed prior knowledge of the sequence of activities, inquired of thought the teacher on the Geometric Design and its usefulness in teaching geometry and algebra, and second, offered after the presentation of the sequence of activities intended to verify whether their impressions remained the sameor not and, if positive, would have some considerations relevant to the subject, is to enrich, or improve the result. We conducted a brief historical survey, with comments from teachers and educators related to the subject, presented in the opening chapter, which depicts the abandonment of Geometric Design, in most schools in the country, from the 70s of last century. And the advantages that the schools that still offer Geometric Design, even under a more artistic point of view than a mathematician, to his students.Made an objective study with students from a school that keeps in its curriculum, classes in Geometric Design, with emphasis on resolution of geometric and algebraic equations, was as a result, a fairly positive reception, which allows us to see with reasonable optimism advantageous situations for learning not only geometry but algebra. In the final conclusions were highly favorable opinions emphasized the usefulness of the sequence of activities thatcould provide the understanding of geometry and algebra tothe study focused on Geometric Design.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3315
metadata.dc.rights.license: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_DesenhoGeométricoPonte.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_DesenhoGeométricoPonte.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.