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Título : Reinventando a geometria no ensino médio : uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a teoria de Van Hiele.
Autor : Vieira, Carmem Rosilene
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Marger da Conceição Ventura
Palabras clave : Geometria
Materiais
Concreto
Software
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citación : VIEIRA, C. R. Reinventando a geometria no ensino médio: uma abordagem envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a teoria de Van Hiele. 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumen : Esta pesquisa implementou estratégias que combinam materiais concretos com softwares de geometria dinâmica, para a aprendizagem de Áreas de Figuras Planas e Espaciais. Propôs-se uma sequência de atividades, as quais foram realizadas pelos sujeitos de pesquisa, alunos do Ensino Médio, de uma escola pública. A natureza desta pesquisa teve aspectos qualitativos, preponderantes sobre os aspectos quantitativos. Este trabalho justifica-se, pois diversas pesquisas vêm evidenciando que o uso de materiais concretos, e de outros recursos como softwaresde geometria dinâmica, é essencial para a construção do pensamento geométrico e para a elaboração dos conceitos geométricos. Apontam também que o ensino e a aprendizagem de Geometria Espacial tornam-se viáveis quando se amparam em representações e modelos que os estudantes podem observar, manusear, interpretar, construir. Pelo exposto, formulou-se oproblema de pesquisa representado por meio da seguinte questão: Que contribuições o softwareGeoGebra e materiais concretos oferecem à aprendizagem do conteúdo Áreas de Figuras Planas e Espaciais, avaliadas segundo a teoria de van Hiele, para alunos do Ensino Médio? O objeto de estudo foi a análise das contribuições do softwareGeoGebra e materiais concretos para a aprendizagem do conteúdo Áreas de Figuras Planas e Espaciais, avaliadas segundo a teoria de van Hiele, para alunos do Ensino Médio. O objetivo foi investigar tais contribuições para a aprendizagem do conteúdo Áreas de Figuras Planas e Espaciais. O referencial teórico foi primordialmente baseado em van Hiele, Pavanello, Gazire e Nasser. Os instrumentos de pesquisa foram o teste de van Hiele, um pré-teste epós-teste e os recursos utilizados foram o Geoplano, figuras geométricas planas e espaciais fabricadas em papel-cartão e o software GeoGebra. A pesquisa de campo teve a duração de nove semanas. Os dados coletados foram agrupados e analisados à luz do referencial teórico consultado. A análise dos dados mostrou quais foram as contribuições que a propostade atividades de ensino gerou para o aprendizado de Áreas de Figuras Planas e Espaciais e, consequentemente, para a aprendizagem de Geometria. Podemos citar como contribuições o aumento da capacidade argumentativa e dedutiva, o desenvolvimento da linguagem geométrica e o avanço nos níveis de pensamento geométrico.
metadata.dc.description.abstracten: This research implemented strategies that combine concrete materials with softwares of dynamic geometry, for the learning of Areas of Plain and Space Figures. The sequency of activities was considered, that had been carried through by the research subjects, students of Average school learning, of a public school. Thenature of this research had qualitative, preponderant aspects on the quantitative. This workis justified, therefore diverse research comes evidencing that the use of concrete materials, and other resources as softwares of dynamic geometry, is essential for the constructionof the geometric thought and for the elaboration of the geometric concepts. They also point that the education and the learning of Space Geometry become viable when representations and models are supported in that the students can observe, to handle, to interpret, to construct. For the displayed one, the problem of research was formulated represented by means of the following question: That contributions concrete GeoGebra software and materials offer to the learning of the content areas of plain and space figures, evaluated according to theory of van-Hiele, for students of Average school learning? The study object was the concrete analysis of the contributions of GeoGebra software and materials for the learningof the content areas of plain and space figures, evaluated according to theory of van-Hiele, for students of Average school learning. The objective was to investigate such contributions for the learning of the content areas of plain and space figures. The theoretical referencial primordially was based on van Hiele, Pavanello, Gazire and Nasser. The research instruments had been the plain and space test of van Hiele, a daily pay-test and after-test, the Geoplan, geometric figures manufactured in paper-card and GeoGebra software. The field research had the duration of nine weeks. The collected data had been grouped andanalyzed to the light of the consulted theoretical referencial. The analysis of the data showed which had been the contributions that the proposal of activities of education generated for the learning of areas of plain and space figures and, therefore , for the learning of Geometry.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3252
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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