Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3188
Título: Treinamento antipredação de papagaios verdadeiros- Amazona aestiva (Linnaeus, 1758).
Autor(es): Rodrigues, Lívia Soares Furtado
Orientador(es): Fontenelle, Júlio Cesar Rodrigues
Palavras-chave: Reintrodução de animais
Treinamento antipredação
Personalidade
Cognição nos animais
Animais - comportamento
Data do documento: 2013
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: RODRIGUES, L. S. F. Treinamento antipredação de papagaios verdadeiros- Amazona aestiva (Linnaeus, 1758). 2013. 51f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: O comportamento antipredatório tem importantes consequências para a sobrevivência e dinâmica da população de presas e para a estabilidade das interações predador-presa. Animais que não exibem comportamento antipredatório geralmente foram criados em cativeiro ou têm origem em locais onde populações de predadores não se estabeleceram. A mortalidade causada pela predação tem sido determinante em algumas tentativas de reintrodução de espécies. Treinar os animais para reconhecer e evitar predadores é uma maneira de contornar esse problema. Este trabalho teve o objetivo de testar uma metodologia para treinamento antipredação de papagaios Amazona aestiva (Linnaeus 1758) em cativeiro. Vinte e seis papagaios receberam treinamento utilizando modelos de gavião, humano, jaguatirica e cadeira (controle). Foram comparadas as respostas comportamentais dos papagaios antes, durante e após as sessões de treinamento antipredação. Durante os treinamentos, os comportamentos mais comuns dos papagaios em resposta aos predadores foram esconder atrás de arbusto, voar e movimentar no poleiro. Os papagaios responderam mais eficazmente aos modelos de gavião e humano nos testes-controle, e aos modelos de jaguatirica, gavião e humano nos testes antipredação. O treinamento antipredação demonstrou ser uma alternativa viável para papagaios a serem reintroduzidos na natureza. __________________________________________________________________________________________
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3188
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TreinamentoAntipredaçãoPapagaios.pdf934,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.