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Título: Estudo alternativo entre energias de compactação do subleito para subsidiar projetos de pavimentação.
Autor(es): Zica, Elizeu da Silva
Orientador(es): Padula, Flávio Renato de Góes
Palavras-chave: Geotecnia - pavimentos
Pavimentos de asfalto
Mecânica do solo
Solos - compactação
Pavimento
Data do documento: 2010
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: ZICA, E. da S. Estudo comparativo entre energias de compactação do subleito para subsidiar projetos de pavimentação. 2010. 168 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.
Resumo: As possíveis soluções através do acréscimo de suporte do solo de fundação (subleito) auxiliam no dimensionamento das camadas do pavimento e, conseqüentemente, minimizam a utilização de materiais paraconstrução.Para contribuir de forma econômica e, especialmente, evitar intervenções ambientais em obras de pavimentação, propõe-se nessa dissertação, a adoção de uma energia de compactação denominada energia do Proctor Internormal (PIN). Esta energia equivale a 1,5 vezes a energia do Proctor Normal (PN). Não é uma energia de compactação utilizada oficialmente nos meios rodoviários brasileiros, porém apresentou bons resultados quepodem contribuir para sua utilização. O Estado de Minas Gerais é bastante extenso e possui uma diversidade grande de tipos de solos. Paraa realização deste trabalho foram estudados três trechos rodoviários em três regiões distintas, objetivando coletar amostras de solos para utilização em subleito de rodovias. Essas amostras foram submetidas a ensaios de caracterização física, compactação, CBR e expansão. Foi realizado, também, uma ampla pesquisa nos arquivos do DER-MG, buscando materiais com a mesma classificação dos solos ensaiados,de forma a confrontar possíveis estudos existentes com esta energia alternativa. Os resultados, obtidos em laboratório, mostraram que nos solos de subleito, ensaiados com a utilização do Proctor Internormal (PIN), houve acréscimo da densidade máxima, aumento nos valores de CBR e diminuição da permeabilidade do solo. Para os solos de classificação TRB A-2-4, houve acréscimo de CBR de mais de 100%, indicando que esta energia, do Proctor Internormal, é adequada para utilização. Este acréscimo na capacidadede suporte, resultou em economia no dimensionamento de todos os pavimentos projetados.
Resumo em outra língua: Feasible solutions adopted to increase the bearing ratio of sub-grade soils will help to design thinner or less robust pavement layers which, consequently, in both cases, will widen the availability of materials and diminish the necessary quantities involved for the same support. With the aim to contribute economically and, specially, environmentally wise towards paving works, this dissertation proposes the adoption of a level of compacting energy named “Proctor Internormal (PIN)” equivalent to 1.5 times the energy of the Proctor test (AASHTO test). It is not a level of energy regularly used by the official Brazilian highway authorities, although it has shown good practical results as to be used in the Brazilian Highways. The State ofMinas Gerais is very large and presents a great diversity of different kinds of soils. Sub-grade specimens of three different road stretches situated in three different regions of the State were collected for testing as to evaluate them for State highways sub-grade use. These specimens were tested for physical properties, compaction, California Bearing Ratio (CBR) and swelling or shrinkage. Also, a wide research effort tofind soils with the same characteristics as those found in the collected soil specimenswas carried in the Minas Gerais Highway Department (DER-MG) files, which may allow the comparison of their test results with those obtained with the materials tested withthe alternative energy. The laboratory tests performed with the sub-grade materials subjected to the “Proctor Internormal (PIN)” energy showed that there was an increase on the maximum density values, on the CBR values and a decrease on the permeability of the soils. For the soils classified as A-2-4 according to TRB classification there was a greater than 100% increase in CBR values, which leads to the conclusion that this "Proctor Internormal” energy is adequate generating this bearing capacity increase which results in substantial economy on the design of pavements.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3082
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